Comentário devocional do Apocalipse

27/06/2007


Apocalipse 14.17-20

17 E saiu do templo, que está no céu, outro anjo, o qual também tinha uma foice aguda.
18 E saiu do altar outro anjo, que tinha poder sobre o fogo, e clamou com grande voz ao que tinha a foice aguda, dizendo: Lança a tua foice aguda, e vindima os cachos da vinha da terra, porque já as suas uvas estão maduras.
19 E o anjo lançou a sua foice à terra e vindimou as uvas da vinha da terra, e atirou-as no grande lagar da ira de Deus.
20 E o lagar foi pisado fora da cidade, e saiu sangue do lagar até aos freios dos cavalos, pelo espaço de mil e seiscentos estádios.

Vindima - Ato de colher as uvas que serão utilizadas para a preparação do vinho. Antigamente (e ainda hoje em dia acontece em alguns lugares assim), as uvas colhidas eram colocadas em grandes tanques para serem pisadas. A partir desse processo, era extraído o suco da uva e a mesma poderia ser encaminhada para a preparação do vinho.

No texto da semana passada, vimos a Ceifa. Naquele momento, os que reconheciam ao Senhor Jesus eram mortos por conta desse testemunho.

No texto de hoje, vemos a Vindima. Pelo que dá pra notar claramente aqui, esse é o início da destruição dos que seguem ao Anti-Cristo. Aqueles e aquelas que não aceitaram ao Senhor Jesus e na verdade, receberam a marca da Besta, também sofrerão as consequências: também terão que enfrentar a morte.

Como escrevi, entendo que tanto a Ceifa como a Vindima não acontecem em um único momento. Acredito, sim, que haverá o momento histórico (dentro da última semana profética de Daniel, durante a Grande Tribulação) em que os eventos vão começar e seguirão o seu curso até o fim, até que seja instalado o reinado Milenar de Cristo. A Ceifa, deve terminar um pouco antes, pois os que reconheceram ao Senhor irão voltar com Ele para a última batalha antes do Reinado Milenar. E a Vindima, entendo, termina exatamente na volta do Senhor, nessa última batalha antes do Reinado Milenar, algo que veremos em mais alguns dias.

Na terra, João viu a Vindima da forma como o texto de hoje revela. Ele viu um anjo iniciando o processo e, claro, viu as mortes que começavam a acontecer por conta desse evento.
Mas ele já tinha visto a Vindima quando ainda estava no céu, no início da visão. Onde foi?

Apocalipse 6.12-17. Já escrevemos sobre isso. Se você quiser ler, clique aqui.

MARANATA!
 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 27/06/07 por e-mail.