Salmo 34

24/05/2007

 

Provai que o Senhor é bom!
Salmo de Davi, quando se fingiu amalucado
na presença de Abimeleque e, por este expulso,
ele se foi

1 LOUVAREI ao Senhor em todo o tempo; o seu louvor estará continuamente na minha boca.
2 A minha alma se gloriará no Senhor; os mansos o ouvirão e se alegrarão.
3 Engrandecei ao Senhor comigo; e juntos exaltemos o seu nome.
4 Busquei ao Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores.
5 Olharam para ele, e foram iluminados; e os seus rostos não ficaram confundidos.
6 Clamou este pobre, e o Senhor o ouviu, e o salvou de todas as suas angústias.
7 O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.
8 Provai, e vede que o Senhor é bom; bem-aventurado o homem que nele confia.
9 Temei ao Senhor, vós, os seus santos, pois nada falta aos que o temem.
10 Os filhos dos leões necessitam e sofrem fome, mas àqueles que buscam ao Senhor bem nenhum faltará.
11 Vinde, meninos, ouvi-me; eu vos ensinarei o temor do Senhor.
12 Quem é o homem que deseja a vida, que quer largos dias para ver o bem?
13 Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.
14 Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.
15 Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos atentos ao seu clamor.
16 A face do Senhor está contra os que fazem o mal, para desarraigar da terra a memória deles.
17 Os justos clamam, e o Senhor os ouve, e os livra de todas as suas angústias.
18 Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado, e salva os contritos de espírito.
19 Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor o livra de todas.
20 Ele lhe guarda todos os seus ossos; nem sequer um deles se quebra.
21 A malícia matará o ímpio, e os que odeiam o justo serão punidos.
22 O Senhor resgata a alma dos seus servos, e nenhum dos que nele confiam será punido.

Mais um salmo que é atribuído ao Rei Davi.

Esse texto deixa claro logo no começo que não devemos esperar situação para bendizer ao Senhor. Ele deve ser louvado em qualquer tempo e momento. Não é só para esperarmos a ação do Senhor para louvarmos. Devemos louvar ao Senhor em todo tempo, em qualquer situação, mesmo quando parece que ele está em "silêncio". Não importa se as coisas estão boas aos nossos olhos ou se estão ruins! O Senhor deve ser louvado, pois Ele já agiu e continuará agindo na história.

Nada que façamos será para nossa própria exaltação. As pessoas podem até reconhecer nossa atitude diante de alguma situação, mas nós não podemos nos esquecer que só realizamos algo porque o próprio Senhor agiu através de nós (através do Espírito Santo).

Quando exaltamos ao Senhor, não devemos fazer sozinhos. Claro que se não houver ninguém por perto, não vamos deixar de louvar ao Senhor. Mas, sempre que alguém estiver por perto, nossa vida deve ser um testemunho a tal ponto que as pessoas por perto reconheçam o agir do Senhor e queiram louvar a Ele também, quer apenas por observar nosso testemunho, quer por nosso convite.

Deus atua diretamente na vida dos seres humanos. Se buscarmos ao Senhor, Ele nos livrará. Se olharmos para Ele, seremos iluminados. Se clamarmos, Ele nos salvará. Se O temermos, Ele nos cercará de cuidados. Muitas vezes aguardamos o agir do Senhor. Mas se não nos inclinarmos em busca a Ele, não veremos esse agir, pois só poderemos notar quando O buscarmos, quando quisermos ver esse agir. Se não quisermos ou se não buscarmos, dificilmente veremos o agir do Senhor. Mas se buscarmos ao Senhor, poderemos sentir Seu cuidado claramente. Sua palavra revela que se O buscarmos, sentiremos o Seu agir. Então, fazer prova aqui é buscar e aguardar. Buscar é fazer prova para ver se Sua palavra será cumprida e ela será. Se buscarmos com inteireza de coração, atitude e sentimento, veremos e sentiremos o agir do Senhor.

No auge da força, os filhotes do leão necessitam de ajuda, pois, apesar da força, ainda não possuem a destreza necessária para a caça. Não são auto-suficientes. Por isso, nós também não somos! No auge do vigor espiritual, devemos buscar ao Senhor. Não é porque passamos horas lendo a Bíblia ou em oração, ou fazemos jejuns que podemos descuidar disso em algum momento. Devemos continuar buscando ao Senhor! Sem contar que podemos desfrutar da certeza de que não sentiremos falta de nada (para ler mais sobre isso, veja a meditação do dia 08/02/07, sobre o Salmo 23).

E buscando ao Senhor, veremos Seu agir. Sentiremos cada vez mais Sua presença, mesmo nos momentos de dificuldade e poderemos sentir a paz que o mundo não entende, aquela paz que invade nosso coração mesmo no meio da angústia, porque sabemos que não importa o dia mal, mas importa sim o agir do Senhor e Seu cuidado. Mesmo que a dificuldade não passe e tenhamos que aprender a lidar com ela, poderemos sentir o toque de cuidado do Senhor. Sentiremos o agir se a dificuldade for eliminada! E sentiremos também, mesmo que a dificuldade permaneça, porque o Senhor nos dará força para continuar mesmo no meio da dificuldade. Quando parecer que você está fraco, o Senhor se fará força em você.

Isso porque somos Dele. Ele nos livrará da dificuldade ou nos dará a força para suportar, se O buscarmos, porque somos Dele. E Ele nunca nos abandona. Quer seja nos livrando da dificuldade, quer seja nos dando força para seguir em frente.

Ter o coração quebrantado e o espírito contrito é deixar claro que não somos nada sem o Senhor. Dependemos Dele para enfrentar as coisas e se nos colocarmos dessa forma, teremos força além para enfrentar. Porque será o Senhor que irá agir em nós e através de nós. Não haverá dificuldade que seja grande o bastante para abafar o agir do Senhor, resolvendo ou ajudando a enfrentar.

Não importa o que as pessoas digam. O importante é o que o Senhor diz e faz! Confie! Ainda que pessoas tragam desilusão para você com palavras que não se cumprem, o que o Senhor declara irá acontecer. Ainda que enfrente dificuldades, "nenhum osso será quebrado", quer dizer, ainda que passe por angústias que parecem trazer crises e grandes problemas, você vai sair ileso disso, debaixo do cuidado do Senhor!

E quem não segue ao Senhor, ainda que pareça se dar bem, na verdade terá problemas. A confiança e a busca ao Senhor nos garantem a certeza que nossa vida será melhor, até porque a vida não acaba com a morte. Ainda há muito (uma eternidade) para se desfrutar e alguns anos que o ímpio parece ter se dado melhor serão apagados diante de uma eternidade com o Senhor. E mesmo durante o tempo que passamos aqui. O ímpio pode parecer melhor aos olhos humanos, mas a paz que podemos desfrutar, mesmo no meio das dificuldades, é muito melhor que um aparente sentimento de que as coisas estão em ordem. Vale a pena buscar ao Senhor. Louve ao Senhor!
 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 24/05/07 por e-mail.