Falar o que o Senhor revela, sempre!

30/10/2012

 

Atos dos Apóstolos 27.9-26

9 Havendo decorrido muito tempo e tendo-se tornado perigosa a navegação, porque já havia passado o Dia do Jejum, Paulo os advertia,
10 dizendo-lhes: Senhores, vejo que a viagem vai ser com avaria e muita perda não só para a carga e o navio, mas também para as nossas vidas.
11 Mas o centurião dava mais crédito ao piloto e ao dono do navio do que às coisas que Paulo dizia.
12 E não sendo o porto muito próprio para invernar, os mais deles foram de parecer que daí se fizessem ao mar para ver se de algum modo podiam chegar a Fenice, um porto de Creta que olha para o nordeste e para o sueste, para ali invernar.
13 Soprando brandamente o vento sul, e supondo eles terem alcançado o que desejavam, levantaram ferro e iam costeando Creta bem de perto.
14 Mas, não muito depois, desencadeou-se do lado da ilha um tufão de vento chamado euro-aquilão;
15 e, sendo arrebatado o navio e não podendo navegar contra o vento, cedemos à sua força e nos deixávamos levar.
16 Correndo a sotavento de uma pequena ilha chamada Cauda, somente a custo pudemos segurar o bote,
17 o qual recolheram, usando, então, os meios disponíveis para cingir o navio; e, temendo que fossem lançados na Sirte, arriaram os aparelhos e se deixavam levar.
18 Como fôssemos violentamente açoitados pela tempestade, no dia seguinte começaram a alijar a carga ao mar.
19 E ao terceiro dia, com as próprias mãos lançaram os aparelhos do navio.
20 Não aparecendo por muitos dias nem sol nem estrelas, e sendo nós ainda batidos por grande tempestade, fugiu-nos afinal toda a esperança de sermos salvos.
21 Havendo eles estado muito tempo sem comer, Paulo, pondo-se em pé no meio deles, disse: Senhores, devíeis ter-me ouvido e não ter partido de Creta, para evitar esta avaria e perda.
22 E agora vos exorto a que tenhais bom ânimo, pois não se perderá vida alguma entre vós, mas somente o navio.
23 Porque esta noite me apareceu um anjo do Deus de quem eu sou e a quem sirvo,
24 dizendo: Não temas, Paulo, importa que compareças perante César e eis que Deus te deu todos os que navegam contigo.
25 Portanto, senhores, tende bom ânimo; pois creio em Deus que há de suceder assim como me foi dito.
26 Contudo, é necessário irmos dar em alguma ilha.


Aparentemente algo aconteceu. Paulo, que era ouvido e bem avaliado, passou a não ter a sua recomendação ouvida. Quem sabe o centurião tenha pensado que Paulo estava era querendo saber demais, até mesmo do assunto que outro teria mais experiência, no caso a navegação. Mas Paulo não sabia por conhecimento, mas sim por revelção.

Então, tal como Paulo havia dito, sem ser ouvido, houve um problema muito sério. E ele teve a chance de dizer "eu não te disse?", mas apenas lembrou que antes não quiseram ouvir o que ele tinha dito, e deixou claro que diante dos acontecimentos, ele esperava que agora acreditassem nele. No barco, já estavam temendo pela vida e Paulo, que não foi ouvido antes, mas acertou, diz que o barco realmente será perdido, mas que todos serão salvos, porque o Senhor revelou para ele que seria assim.

Que possamos ouvir aqueles que realmente falam em Nome do Senhor. Mesmo que outros tenham mais experiência, aqueles que falam em Nome do Senhor o fazem com revelação do que está por vir e não apenas por conhecimento próprio. E que possamos ser aqueles que anunciam a vontade do Senhor, mesmo que não sejamos ouvidos. Não percamos a ousadia de anunciar porque o que falamos não foi ouvido! E que possamos, de forma sábia, trazer de volta para nós a possibilidade de nos ouvirem, não apenas tripudiando, mas consolando e alertando para o que está por vir. Lembrar que antes não fomos ouvidos, mas que se quiserem saber o que vem, que agora nos ouçam. Que, para isso, tenhamos a sintonia fina ajustada para ouvir do Senhor e anunciar o Sua vontade, para que se cumpra e haja testemunho do cuidado e da revelação do Senhor.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 30/10/12 por e-mail.