Jesus orou por você!

08/08/2011

 

É isso mesmo! O Senhor Jesus, enquanto esteve aqui na terra, no Seu ministério ainda antes da Sua morte e ressurreição, orou por mim e por você.

João 17

1 Depois de assim falar, Jesus, levantando os olhos ao céu, disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o Filho te glorifique;
2 assim como lhe deste autoridade sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos aqueles que lhe tens dado.
3 E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste.
4 Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer.
5 Agora, pois, glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que eu tinha contigo antes que o mundo existisse.
6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste. Eram teus, e tu mos deste; e guardaram a tua palavra.
7 Agora sabem que tudo quanto me deste provém de ti;
8 porque eu lhes dei as palavras que tu me deste, e eles as receberam, e verdadeiramente conheceram que saí de ti, e creram que tu me enviaste.
9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus;
10 todas as minhas coisas são tuas e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.
11 Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, que me deste, para que eles sejam um, assim como nós.
12 Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; os conservei e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.
13 Mas agora vou para ti; e isto falo no mundo, para que eles tenham a minha alegria completa em si mesmos.
14 Eu lhes dei a tua palavra; e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
15 Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno.
16 Eles não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.
17 Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.
18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo.
19 E por eles eu me santifico, para que também eles sejam santificados na verdade.
20 E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim;
21 para que todos sejam um; assim como tu, ó Pai, és em mim, e eu em ti, que também eles sejam um em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste.
22 E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um;
23 eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.
24 Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo.
25 Pai justo, o mundo não te conheceu, mas eu te conheço; e estes conheceram que tu me enviaste;
26 e eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer ainda; para que haja neles aquele amor com que me amaste, e também eu neles esteja.

Leia novamente o versículo 20:

E rogo não somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim

Nós fomos alcançados por uma oração de Jesus naqueles dias! A Bíblia revela que Ele é o Mediador entre nós e o Pai (Único, diga-se de passagem - 1 Timóteo 2.5). Ele é nosso advogado (1 João 2.1). Logo, nos alcança a cada momento. Morreu por nós e como ressuscitou e está vivo até hoje, é o Único que pode interferir diretamente no nosso mundo. Afinal, a Bíblia revela que não há contato entre os que estão vivos e os que estão mortos. Por isso, Jesus é o Único que pode interferir de verdade em nosso mundo, pois Ele está vivo!

Assim, em cada instante somos alcançados, podemos sentir diretamente a ação de Jesus em nós. Mas nessa oração, Jesus orou anos atrás por mim e por você.

Essa oração está inserida no contexto de uma oração feita por Jesus em favor de seus discípulos. Jesus está num momento de oração por aqueles que estavam seguindo-O, por aqueles que estavam próximos a Ele. Em Sua oração, pede ao Pai que esses que O seguiam fossem santificados na Verdade, lembrando que a Palavra do Pai, que enviou Jesus, é a Verdade (v. 17). Portanto, essa santificação deveria ter como base a Palavra. E Jesus não se atem somente no ponto da santificação, mas permanece em oração pelos discípulos rogando ao Pai que estivesse abençoando-os. Só não podemos nos esquecer que Jesus restringe o grupo aos seguidores que O reconhecem com firmeza (v. 9). Isso não quer dizer que devemos deixar de lado quem não vive isso! Mas nós que vivemos isso devemos nos unir, ser um, para que possamos dar testemunho de que o texto é uma verdade e para que possamos cumprir nossa missão.

No versículo 20 temos uma guinada na oração: Jesus, que estava intercedendo por aqueles que eram os mais chegados, pelos Seus seguidores, começa nesse momento a interceder por todas as pessoas que, pelos dias que viessem, depositassem sua fé, crendo no Senhorio Dele. Essa mensagem foi transmitida por tantos anos, chegando até nós. E hoje essa Palavra tem uma facilidade maior para ser disseminada, espalhada pelo mundo, apesar que o inimigo já está mexendo seus "pauzinhos" para dar liberdade ao Anti-Cristo no que diz respeito a restringir a liberdade de pregação do Evangelho. Mas ainda temos essa facilidade hoje! Temos hoje o texto impresso, com relatos de atuações e palavras do Senhor Deus, uma vez que Jesus é, ao mesmo tempo Atuação (Ele esteve entre nós trazendo a apresentação do Reino) e Palavra (o Verbo feito carne), além de outras situações que revelam a presença completa de Deus. A preservação dessa palavra tem como principal meio de atuação a intervenção de Deus, uma vez que é Dele que procedem as palavras que encontramos na Bíblia, já que a inspiração veio Dele. Todas as pessoas que forem alcançadas com essa Palavra e vierem a crer em Jesus como enviado de Deus, como Senhor e Salvador, estão, consequentemente, incluídas nessa oração de Jesus. Onde quer que seja, onde quer que esteja acontecendo uma reunião em nome de Jesus com propósitos sérios na presença do Senhor, quem realmente estiver dentro do propósito do Senhor, será alguém alcançado por essa oração. Esse, então, é um princípio de unidade. Independente de Tempo, Distância ou outro fator, em o Nome de Jesus, estamos unidos.

Se essa oração nos atinge, é claro que foi muito inspiradora para os discípulos. Talvez no momento em que ela foi feita eles nem entendessem bem o propósito, mas o Senhor não deixou de orar por conta disso. No momento certo aquela oração seria uma realidade na vida daqueles discípulos e é verdade para nós hoje também.

Saiba disso: o Senhor Jesus se importa com você. Cuida de você, é Mediador entre você e o Pai, morreu para derramar Seu sangue para que pudéssemos ser lavados de nossos pecados, ressuscitou e está vivo para poder agir em nossa vida e para nos mostrar que estamos a caminho do mesmo lugar, pois Ele foi preparar lugar. Ele já orou por você. Que cuidado especial. Mostra o quanto é importante realmente a oração. E se Jesus não negligenciou tal prática, nós não podemos fazer isso! Devemos nos preocupar com essa prática e desenvolver. Tal como o corpo precisa do alimento material, precisamos do alimento espiritual, de uma vida devocional, que precisa incluir, entre outras práticas de vida, principalmente a oração, o jejum e a meditação na Palavra.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 08/08/11 por e-mail.