Deixa o Espírito operar...

29/06/2010


Atos dos Apóstolos 10.44-48

44 Enquanto Pedro ainda dizia estas coisas, desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45 Os crentes que eram de circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo;
46 porque os ouviam falar línguas e magnificar a Deus.
47 Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água para que não sejam batizados estes que também, como nós, receberam o Espírito Santo?
48 Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Então, lhe rogaram que ficasse com eles por alguns dias.


Talvez, por seu zelo, Pedro pudesse ser o maior defensor da pregação apenas para judeus ou, no máximo, para quem aceitasse a circuncisão, passasse a viver conforme ritos judaicos / cristãos. Mas o Senhor o escolhe para ser aquele que testemunha o Seu mover na vida de gentios de maneira mais ampla. Já havia uma preocupação com a mesa das viúvas que vinham do helenismo, mas muito mais como cuidado social diante da situação daquela sociedade. Mas agora era definitivo: o Espírito Santo desce sobre gentios, sobre aqueles que não observam os ritos judaicos! Era momento da mensagem ir além!

Ainda vai acontecer (na sequência do texto) uma reunião em Jerusalém e no tempo oportuno escreveremos sobre ela. Uma reunião muito reveladora, como veremos! Mas vale a pena adiantar: uma das crises era o que fazer com os convertidos que estavam se somado a estes, vindos do "mundo gentio". O quer dizer que não apenas Pedro poderia pensar assim, mas havia outros que ainda pensavam! E o Senhor escolhe a Pedro para, de forma sobrenatural, testemunhar o Seu mover. Pedro primeiro recebe uma revelação, depois é chamado para acompanhar alguns até Cornélio, recebe nova revelação de que deve acompanhá-los e vê a posição de Cornélio, sabendo que ele também recebera revelação de que deveria chamar por Pedro. O Senhor preparou aquele homem para ver e defender o mover em direção aos gentios.

A pergunta sobre ser correto ou não dar o batismo para aqueles novos convertidos vai nessa direção: seria possível batizá-los, sem que antes eles observassem os ritos originais judaicos? Pedro mesmo dá a resposta: se eles receberam o Espírito Santo mesmo sem seguir aqueles ritos, não havia porque não batizar aquelas pessoas. Quantas vezes vivemos situação parecida em nossos dias... pessoas que já demonstram comprometimento com o Evangelho e mais que isso, que o Senhor já se manifesta nelas e a partir da vida delas, e ainda assim tentamos limitar o mover por qualquer questão que está mais para ato social. Não podemos desprezar o mover de Deus e ter como mais importante qualquer rito que os olhos podem ver. Esses ritos apenas são importantes porque há o mover de Deus. Sem esse mover, tais ritos não teriam seu lugar! Então, não prego contra algumas observações sociais, até porque a Bíblia as recomenda! Mas não posso limitar o agir de Deus a algo que aconteça apenas depois disso, pois mais importante é o que Deus tem para fazer! Depois, os demais ritos servirão como testemunho do comprometimento e nunca como sinal que "agora pode" agir. Que possamos ver dessa forma e celebrar ao Senhor em cada momento ritual, mas muito mais, que possamos ver o Seu agir independente disso!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 29/06/10 por e-mail.