Para a glória de Deus, milagres acontecem!

25/05/2010


Atos dos Apóstolos 9.36-43

36 Havia em Jope uma discípula por nome Tabita, que traduzido quer dizer Dorcas, a qual estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.
37 Ora, aconteceu naqueles dias que ela, adoecendo, morreu; e, tendo-a lavado, a colocaram no cenáculo.
38 Como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, enviaram-lhe dois homens, rogando-lhe: Não te demores em vir ter conosco.
39 Pedro levantou-se e foi com eles; quando chegou, levaram-no ao cenáculo; e todas as viúvas o cercaram, chorando e mostrando-lhe as túnicas e vestidos que Dorcas fizera enquanto estava com elas.
40 Mas Pedro, tendo feito sair a todos, pôs-se de joelhos e orou; e voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. Ela abriu os olhos e, vendo a Pedro, sentou-se.
41 Ele, dando-lhe a mão, levantou-a e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.
42 Tornou-se isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.
43 Pedro ficou muitos dias em Jope, em casa de um curtidor chamado Simão.


Jope era localizada na atual Jaffa. Seu porto era o mais próximo de Jerusalém. Nessa cidade, Dorcas fica doente e morre. Fato corriqueiro, algo que acontece todos os dias. A diferença é que este evento é digno de nota porque algo acontece nesse evento. E também porque foi com Dorcas.

Pedro estava perto da cidade. Aproximadamente 15 quilômetros apenas. Tudo bem que não tinha ônibus ou carro, mas essa era uma distância pequena se comparada com as grandes jornadas que eram realizadas. E como sabem que ele está perto, avisam. Há, então, outro ponto digno de nota nesse texto: Dorcas era conhecida. Ninguém avisa da morte de um desconhecido e espera que você vá até o local. Normalmente, se espera quando a pessoa é conhecida! E nesse caso, esperaram Pedro chegar.

As pessoas estavam com suas lembranças muito vivas. Algumas viúvas até tinham nas mãos as túnicas e vestidos que Dorcas tinha feito. Ela era querida, amada e as pessoas estavam tristes com sua morte, tentando manter viva a lembrança com as coisas que aconteceram e que Dorcas participou. Definitivamente, ela era digna de nota! Porque era serva do Senhor e impactava a vida das pessoas ao seu redor com seu testemunho de vida e com seu carinho.

Pedro, diante de tanto carinho que as pessoas tinham e que ele mesmo devia ter (pois foi chamado para o velório), clama ao Senhor em oração. Depois disso, fala com Dorcas, como se ela estivesse viva mesmo. Demonstra sua fé naquilo que o Senhor tinha colocado em seu coração para oração e durante a oração: era hora de chamar Dorcas novamente para a vida! E ela ressuscita! Claro que tal milagre, como em qualquer tempo e lugar, naqueles dias chamou a atenção. As pessoas sabiam que ela estava morta, acompanharam isso, carregaram ela para um local específico. Então, se sabia mesmo que o que acontecera ali era milagre. E muitos acreditaram e passaram a seguir o Evangelho diante desse milagre, e Pedro ainda permanece mais alguns dias por lá.

Muitos querem viver milagres como esse. Realizar ou pelo menos presenciar. Para tal, temos que ter nossa vida no altar do Senhor. Buscar santidade, a  vontade do Senhor. Depois, devemos estar prontos para o que for por dar testemunho da vontade do Senhor. Não é fazer o que acha que é certo, mas fazer o que o Senhor mesmo nos dá a fazer e se for para ser perseguido, temos que estar prontos. Por fim, temos que nos submeter ao querer do Senhor. Não é porque queremos, porque vivemos de acordo com a vontade de Deus, que vamos esperar que isso aconteça de qualquer forma. Se não for a vontade de Deus, não vai acontecer! E quando acontecer, será para exaltar e glorificar o nome do Senhor e não o de quem "realizou" tal milagre. Assim, podemos viver experiências como essa, mas temos que buscar o querer do Senhor, não importando o que possa acontecer e aguardar pela manifestação da vontade do Senhor, no tempo certo, se esse tempo chegar. E mesmo que milagres que se mostram tão grandes não aconteçam, pode ter certeza que você viverá o milagre de Deus ao abrir os olhos todos os dias, ao respirar, ao ver uma flor, o mar, o por do sol, pessoas se convertendo e mudando de vida... Mas, primeiro viva o milagre de Dorcas: seja diferente e impacte a vida das pessoas com sua forma de viver, buscando ao Senhor e evidenciando isso no trato com as pessoas...

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 25/05/10 por e-mail.