Esperar é mais difícil... necessário algumas vezes

04/05/2010


Atos dos Apóstolos 9.20-25

20 E logo nas sinagogas pregava a Jesus, que este era o filho de Deus.
21 Todos os seus ouvintes pasmavam e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam esse nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais sacerdotes?
22 Saulo, porém, se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que Jesus era o Cristo.
23 Decorridos muitos dias, os judeus deliberaram entre si matá-lo.
24 Mas as suas ciladas vieram ao conhecimento de Saulo. E como eles guardavam as portas de dia e de noite para tirar-lhe a vida,
25 os discípulos, tomando-o de noite, desceram-no pelo muro, dentro de um cesto.


Saulo "mudou de time". Antes, perseguia os cristãos. Agora, entendeu que Cristo era o cumprimento das profecias que os judeus aguardavam no que diz respeito ao Messias. Como em outros momentos da história, os que tinham o poder de entendimento das profecias tinham deixado de lado a profundidade das mesmas e esperavam algo diferente. Como nos dias que vivemos, onde praticamente todos os dias temos notícia de, pelo menos, um terremoto. Sempre houve terremotos. Mas não na quantidade que temos hoje. Já faz algum tempo que as notícias podem chegar com facilidade e faz pouco tempo que aumentou exageradamente o número de terremotos. No Twitter (http://twitter.com/cacoborba), escrevo sobre atualizações do Portal, encaminho link para nossas meditações, as atualizações dos blogs, algumas frases de incentivo (pensando no universo evangélico ou não, na vida como um todo), entre outras coisas. Mas tem uma série que quase todos os dias eu coloco que é "a terra não para mais de tremer". E tem dia que é em dose dupla! E Jesus disse que esse era um dos sinais para aguardar antes de Sua volta. Mas muitos acham que não tem ligação com isso. Como muitos ainda esperam pelo Messias, que já veio...

Saulo seguiu, num primeiro momento, o entendimento dos estudiosos da época, perseguiu os cristãos, que pareciam uma ameaça ao judaísmo. Mas depois de sua experiência, passa a anunciar a Cristo como Senhor. Seu entendimento mudou e ele nota que as profecias se cumprem em Jesus. Diante disso, os que ouvem Saulo pregando a favor daquilo que antes ele achava passivo de punição com a prisão e perseguição, ficam assustados. Afinal, ele estava lá para perseguir e prender cristãos, como já tinha feito antes, mas agora ele fala como um cristão. Agora, ele que era um aliado importante, se torna uma ameaça e é ele que deve morrer. Já pensou se a pregação de Saulo converte outros tantos? O mesmo ardor que ele demonstrou perseguindo, agora poderia ser demonstrado pregando!

Saulo sabe da trama contra a sua vida e os cristãos o ajudam para ir embora daquele local. Era a chamada "fuga estratégica". Não era apenas medo. Era necessário que Saulo desse testemunho de sua conversão a muitos, pois se não fosse assim, iriam tentar fazer parecer que tal conversão não aconteceu. Não havia internet ou TV para que o mundo soubesse da notícia na mesma hora, como é hoje. Saulo precisava viver para dar esse testemunho em locais chave e para algumas pessoas chave na fé judaica, para que houvesse o real conhecimento de sua conversão e não houvesse chance de dizer que era falso.

E assim começou uma grade "carreira missionária" - fugindo! Muitas vezes precisamos tomar cuidado com a forma de agir. Nem sempre esperar ou "fugir" é algo ruim, desde que seja a vontade de Deus. Que saibamos quando é momento de esperar e tenhamos a ousadia de agir da forma correta, qualquer que seja, se esperando ou fazendo logo. Mas esperar é mais difícil..., mesmo sendo necessário algumas vezes. Assim, que saibamos discernir e possamos agir sempre de acordo com a vontade do Senhor.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 04/05/10 por e-mail.