Somos chamados para anunciar

10/02/2010

 

Ezequiel 3.16-21

16 Ao fim de sete dias, veio a palavra do Senhor a mim, dizendo:
17 Filho do homem, eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; quando ouvires uma palavra da minha boca, avisá-los-ás da minha parte.
18 Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; se não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, a fim de salvares a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade; mas o seu sangue, da tua mão o requererei:
19 Contudo, se tu avisares o ímpio e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade; mas tu livraste a tua alma.
20 Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e praticar a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; porque não o avisaste, no seu pecado morrerá e não serão lembradas as suas ações de justiça que tiver praticado; mas o seu sangue, da tua mão o requererei.
21 Mas se tu avisares o justo, para que o justo não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque recebeu o aviso; e tu livraste a tua alma.


A profecia de Ezequiel fala tanto de condenação como de esperança. Ela se dá no exílio Babilônico e, ao falar sobre condenação, claro, referia-se a condição de exílio e o motivo pelo qual o povo passou por essa situação. Mas fala de esperança, pois alerta para o cuidado do Senhor e expectativa de um recomeço para a nação, depois de uma busca sincera e do arrependimento. É talvez o profeta que mais se aproxima do "Novo Testamento", não no seu tempo histórico, mas por conta de suas visões e de sua profecia propriamente dita. Principalmente na questão da esperança da reorganização da nação de Israel e, claro, por conta de suas visões que podem auxiliar também no estudo do Apocalipse!

No texto que nos motiva hoje, vemos o profeta recebendo a orientação do Senhor de ser Atalaia: ele saberia primeiro algumas coisas e deveria anunciar para os outros. O Atalaia poderia ser aquele que ficava na guarita vendo o horizonte e quando algum perigo se aproximava dos muros da cidade, ele era o primeiro a saber e devia anunciar. Desse anúncio poderia resultar a defesa e se ele faltasse, o problema poderia ser maior!

Mas a ideia aqui é anunciar algo que o Senhor revele, quer de forma milagrosa (revelação) ou por observação de uma vida que vai contra a Palavra de Deus. Há essas duas possibilidades. O Atalaia não vai apenas anunciar o que viu por revelação. Mas poderá alertar para procedimentos que são errados de acordo com a Palavra por observação, por ouvir algo contrário (não apenas por outras "fontes", mas preferencialmente depois de conversar com a pessoa!). Não podemos nos calar nos dois casos! Devemos anunciar aquilo que nos é revelado e chamar alguém do caminho errado para o caminho certo ou devemos, ao notar algum procedimento errado, exortar a pessoa a "voltar para o caminho" (exortar não é "dar bronca", mas "chamar para o caminho").

Por isso somos chamados para anunciar. Anunciamos o caminho correto de acordo com a vontade do Senhor. Claro que para isso precisamos viver de acordo com esse caminho. Sei que Deus pode usar das mais variadas formas para anunciar o que deve ser vivido, mas é mais fácil que o testemunho faça o trabalho de mostrar que é possível viver de acordo com a Palavra. Quer por revelação, quer por observarmos o erro, devemos alertar. Não com o intento simplesmente que a pessoa deixe o caminho errado, pois ela pode não dar ouvidos! Mas com o desejo sim de que ela deixe o erro, claro! Não podemos ter a motivação na certeza que a pessoa vai aceitar o que temos para anunciar. Nossa motivação deve estar na verdade que estamos anunciando. E se a pessoa aceitar, aleluia! Se apenas nos motivarmos em querer que as pessoas aceitem, pode começar a acontecer delas não aceitarem e podemos desanimar. Logo, nossa motivação deve estar na verdade e deixemos o Espírito operar. O que não podemos é nos calar, pois o texto deixa claro que se nos calarmos, seremos culpados também! Assim, anuncie a verdade, a vontade do Senhor e chame aqueles que estão no caminho errado para passarem para o caminho certo. Anuncie!


Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 10/02/10 por e-mail.