Simplifique!

13/11/2009

 

Adaptado por Hedy Silvado

do site: vida.net

No meio de todas estas atividades frenéticas, você pode sentir que perdeu o controle. Sua agenda é que manda em você. Não há tempo para a família, conversamos rapidamente com nossos amigos, sentimo-nos culpados se sentamos para ler um livro ou escutar uma música só por prazer. E Deus? Não sobra tempo para ele. Para conseguir nossa atenção, parece que ele terá que se intrometer de forma explosiva no meio de toda a nossa agitação.

Henry D. Thoreau disse que “nossa vida é desperdiçada com detalhes. Simplifique, simplifique, simplifique!” Eleanor Rossevelt disse que “a simplificação é o primeiro passo para um viver racional!” Mas como podemos começar a simplificar?

Parece que a vida não poderia ser mais complicada. Nossos dias são tão cheios de idas e vindas, atividades e conversas, que não conseguimos mais mantermo-nos “no trilho”. Há telefonemas a serem feitos, compromissos a cumprir, reuniões na hora do almoço, revistas para ler, quartos para arrumar, roupas para lavar, programas de TV que não queremos perder, filmes pra assistir, etc…

Se organize – Ponha sua agenda, suas responsabilidades, sua vida em ordem. Cada 10 minutos que você gasta procurando por alguma coisa, são 10 minutos desperdiçados.

Avalie suas atividades - Estar ocupado não quer dizer que você está atingindo seus objetivos. Há pessoas que ficam como cachorros “correndo atrás do rabo”, gastam muita energia, mas não estão atingindo suas metas. Assegure-se de que tudo o que você faz esteja o ajudando no cumprimento de seus objetivos.

Diminua sua carga - Ter muito que fazer consome tempo e é um desperdício. É melhor fazer menos, mas bem feito.

Desligue a TV – Um dia sem televisão traz descanso para a mente e para uma agenda cheia.

Não deixe que suas ocupações, amigos ou agenda controlem você. Tome as rédeas de sua vida. Aí você poderá dar a Deus o tempo que ele merece e se deleitará no relacionamento com ele.

Para refletir:

Como eu posso avaliar as coisas que ocupam o meu tempo? Como posso eliminar as desnecessárias? Quanto tempo eu gasto com Deus semanalmente? Que benefícios eu receberia se simplificasse a minha vida e gastasse mais tempo com ele?

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 13/11/09 por e-mail.