Somos chamados para conhecer e obedecer

29/04/2009

 

2 Samuel 6.1-11

1 Tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.
2 Depois, levantou-se Davi e partiu para Baal-Judá com todo o povo que tinha consigo, para trazerem dali para cima a arca de Deus, a qual é chamada pelo Nome, o nome do Senhor dos exércitos, que se assenta sobre os querubins.
3 Puseram a arca de Deus em um carro novo e a levaram da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.
4 Foram, pois, levando-o da casa de Abinadabe, que estava sobre o outeiro, com a arca de Deus; e Aiô ia adiante da arca.
5 E Davi, e toda a casa de Israel, tocavam perante o Senhor, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, como também com harpas, saltérios, tamboris, pandeiros e címbalos.
6 Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá estendeu a mão à arca de Deus, e pegou nela, porque os bois tropeçaram.
7 Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali; e Uzá morreu ali junto à arca de Deus.
8 E Davi se contristou, porque o Senhor abrira rotura em Uzá; e passou-se a chamar àquele lugar Pérez-Uzá até o dia de hoje.
9 Davi, pois, teve medo do Senhor naquele dia, e disse: Como virá a mim a arca do Senhor?
10 E não quis levar a arca do Senhor para a cidade de Davi; mas fê-la entrar na casa de Obede-Edom, o gitita.
11 E ficou a arca do Senhor três meses na casa de Obede-Edom, o gitita, e o Senhor o abençoou e a toda a sua casa.


Muitas pessoas pensam que devem fazer suas obras. Muitas vezes, os trabalhos que devem ser executados não estão errados. E a pessoa faz o melhor possível. Há casos que as pessoas fazem coisas erradas e nem tomam o cuidado de fazer da melhor forma. Mas há casos que as pessoas fazem algo certo e se preocupam em fazer da melhor forma que entendem que podem fazer.

Vejo isso no texto que motiva a meditação de hoje. Davi queria levar a Arca de volta para Jerusalém. Estava isso errado? Claro que não! Ele levava a Arca em carro novo! Não era qualquer carro, o que tinha ou que podia. O texto diz que o carro era novo. Além disso, havia festa, música, no caminho de volta da Arca para Jerusalém. Estava errado isso? Acredito que Davi fazia uma grande festa e louvava a Deus nesse caminho. Não acho que ele fizesse algo diferente disso. E mais uma coisa que o texto revela: A Arca ia cair! Havia algo errado em alguém evitar, preocupado com esse objeto precioso, sinal da presença de Deus, que a Arca caísse? Humanamente falando, me parece que não havia erro. Era, antes, uma forma de respeito e zelo evitar que a Arca fosse para o chão.

Mesmo assim, algo estava errado. Não foi só o fato da pessoa que tentou evitar a queda da Arca. Ele não foi o único errado! Humanamente falando, ninguém estava errado. Estavam fazendo o melhor, com zelo, com afinco, para levar a Arca de volta para Jerusalém. Mas esse melhor, com carro novo, com música e até com a tentativa de evitar que ela fosse para o chão, estava contrário ao desejo do Senhor. Para fazer aquele ato, trazer a Arca para Jerusalém, era necessário saber qual era a orientação do Senhor. Não adiantava fazer o melhor do ponto de vista humano. O melhor, nesse caso, era fazer exatamente a vontade do Senhor.

Isso nos mostra que nem sempre devemos fazer o que parece certo. Do errado, claro, vamos fugir! Mas o que parece certo pode até ser certo, mas ser para outra pessoa realizar. Nós devemos fazer o certo e sempre de acordo com a vontade do Senhor. Será que ir falar do Evangelho em terra distante é errado? Claro que não. Mas Deus não chamou todos para irem a uma terra distante. Só aqueles que realmente são chamados para tal devem ir. Os demais, vão evangelizar na rua de casa, na família, no trabalho e por onde andarem. Não é errado ser missionário em terra distante. Mas nem todos devem fazer isso.

Isso vale para qualquer coisa em nossa vida. Pode até parecer certo, pode até parecer importante fazer e podemos nos preocupar em fazer da melhor forma possível. Mas se não for de acordo com a vontade do Senhor, estaremos errados. Davi e o grupo que trazia a Arca de volta para Jerusalém estava errado não no desejo de trazer, mas como executaram o ato. Pouco depois, o texto revela que Davi buscou orientações e fez do jeito certo. Aí, ele fez o ato certo, mas da forma certa. Não era errada a forma como ele estava fazendo antes, pelo menos do ponto de vista humano. Mas era necessário conhecer a forma certa, do ponto de vista de Deus. Assim deve ser o nosso agir: fazermos o certo, claro, mas sempre obedecendo a vontade de Deus. Não fazer apenas o certo, mas sempre de acordo com a vontade do Senhor. É por isso que o título desta meditação é "somos chamados para conhecer e obedecer". Não devemos apenas fazer o certo. Precisamos conhecer antes, para obedecer e fazer o certo, mas do jeito certo, de acordo com a vontade de Deus. E não adianta se esconder! Se sua vida está nas mãos do Senhor, você entenderá muito bem o chamado de Deus para você! E você fará o certo, conhecendo a vontade de Deus. Conheça e obedeça!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 29/04/09 por e-mail.