Somos chamados para esperar no Senhor

22/04/2009

 

De modo que Ana concebeu e, no tempo devido, teve um filho, ao qual chamou Samuel; porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor - 1 Samuel 1.20

Vejo no livro de 1 Samuel a certeza de que vale a pena esperar pela vontade e pelo tempo do Senhor. No texto que motiva nossa meditação, vemos o desejo de Ana por um filho ser atendido. No começo do livro, vemos seu drama, por não ter filhos, e sua busca pela vontade do Senhor. O filho que Ana tem foi o último Juiz em Israel e o primeiro Profeta depois de Moisés, inaugurando um tempo onde Israel, diante do pedido por um rei, se torna uma nação coesa, lutando contra inimigos.

Samuel não queria atender esse pedido do povo, por um rei. Mas o Senhor o fez entender que deveria ser feito. Deus deixa claro para Samuel que não é a liderança dele que está sendo negada, mas o povo queria outro rei, além do Senhor. Ainda que numa posição política, haveria alguém não apenas para comandar o povo, mas para exercer uma autoridade maior que apenas o comando no que diz respeito a mostrar o melhor caminho. O rei teria outras vantagens em seu cargo. Ainda assim, diante do quadro histórico, Deus levanta alguém para realizar essa tarefa e diz para Samuel que o confirme diante da nação.

Saul, num primeiro momento, faz como deve ser. Mas aos poucos ele muda, chegando a fazer o que não era de sua responsabilidade. As pessoas muitas vezes se preocupam com o que deve ser feito e acabam indo além de suas responsabilidades. Alguns, por querer mais poder (se fizerem mais, imaginam que terão mais poder), outros apenas por querer que as coisas sejam feitas. Mas isso está errado! Devemos saber esperar pelo Senhor. Se Ele nos mandar fazer algo, devemos fazer. Mas fazer apenas porque precisa ser feito pode ser um erro, pois o Senhor pode ter planos para que outra pessoa faça aquela tarefa. Assim, devemos sempre esperar pelo Senhor, pelo chamado, e fazer aquilo que Ele nos chama para fazer. Não devemos nos esconder do chamado, mas não podemos ir além desse mesmo chamado. Esperar pelo Senhor é fazer exatamente o que Ele quer que façamos!

No primeiro livro de Samuel, ainda vemos Saul com ciúmes por conta da possibilidade de Davi assumir o trono. Mas era a vontade de Deus! Saul deveria entender isso, pois foi por vontade de Deus que ele passou a ser rei. No entanto, queria fazer as coisas por conta própria, de acordo com sua vontade. Perseguiu Davi por algum tempo. E Davi, mesmo se defendendo, sabia que deveria esperar pelo Senhor para ser rei em Israel. Ele não deveria apressar esse processo. Já tinha sido ungido rei, mas deveria esperar pelo tempo de Deus para assumir o reinado. E não levantou a mão contra Saul, apesar de ter tido chances de matar o soberano. Mesmo ungido rei, ele soube esperar pelo Senhor, pelo tempo certo de assumir o trono.

Entendo que a lição que fica é exatamente esta: devemos saber esperar pelo Senhor. No tempo certo as coisas vão acontecer. Devemos estar preparados para esse tempo. Não podemos nos esconder da realização, quando já chegou a hora e não devemos ir além do que o Senhor nos confirma para fazer, mesmo que seja algo visto como certo e que seja necessário sua realização. Devemos esperar pelo Senhor, no tempo certo. Prontos para agir, mas sempre dentro do limite do que Deus quer de nossa atuação. Esperar pelo Senhor é isso: é agir na hora certa e apenas na medida certa. Não ir além do desejo do Senhor. E pode ter certeza: se você busca a vontade de Deus, sempre vai entender a hora de agir e até onde deve ir. Não tem como confundir ou errar. O Espírito Santo vai encher você a ponto de você transbordar do Senhor na vida de outras pessoas ou na realização de tarefas. E com intimidade, o mesmo Espírito Santo vai deixar claro o que você deve fazer e até onde ir. Creia nisso, busque a vontade do Senhor e você verá (ou continuará vendo, se já tem vivido assim) que o Senhor fará maravilhas em você e através de você. Que não é necessário ir além, pois no tempo certo o Senhor nos direciona ou levanta outra pessoa para fazer a obra. Não pense como Saul, que a hora já chegou. Ele pensou assim, fez o ritual que deveria ser feito por Samuel e perdeu o trono! Deixe o Senhor agir em você e através de você na medida certa. E se for para outro desempenhar outra tarefa, deixe as coisas acontecerem da forma e no tempo da vontade de Deus. Pode parecer que passou da hora no nosso relógio, mas o tempo de Deus é diferente! Que possamos sempre esperar pelo Senhor.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 22/04/09 por e-mail.