Conhecendo a vontade do Senhor, devemos nos arrepender e mudar a atitude!

07/04/2009

 

Neemias 8.1-12

1 Então, todo o povo se ajuntou como um só homem, na praça diante da porta das águas; e disseram a Esdras, o escriba, que trouxesse o livro da lei de Moisés, que o Senhor tinha ordenado a Israel.
2 E Esdras, o sacerdote, trouxe a lei perante a congregação, tanto de homens como de mulheres, e de todos os que podiam ouvir com entendimento, no primeiro dia do sétimo mês.
3 E leu nela diante da praça que está fronteira à porta das águas, desde a alva até o meio-dia, na presença dos homens e das mulheres, e dos que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei.
4 Esdras, o escriba, ficava em pé sobre um estrado de madeira, que fizeram para esse fim e estavam em pé junto a ele, à sua direita, Matitias, Sema, Ananías, Urias, Hilquias e Maaséias; e à sua esquerda, Pedaías, Misael, Malquias, Hasum, Hasbadana, Zacarias e Mesulão.
5 E Esdras abriu o livro à vista de todo o povo (pois estava acima de todo o povo); e, abrindo-o ele, todo o povo se pôs em pé.
6 Então, Esdras bendisse ao Senhor, o grande Deus; e todo povo, levantando as mãos, respondeu: Amém! Amém! E, inclinando-se, adoraram ao Senhor, com os rostos em terra.
7 Também Jesuá, Bani, Serebias, Jamim, Acube; Sabetai, Hodias, Maaséias, Quelita, Azarias, Jozabade, Hanã, Pelaías e os levitas explicavam ao povo a lei; e o povo estava em pé no seu lugar.
8 Assim leram no livro, na lei de Deus, distintamente; e deram o sentido, de modo que se entendesse a leitura.
9 E Neemias, que era o governador, e Esdras, sacerdote e escriba, e os levitas que ensinavam o povo, disseram a todo o povo: Este dia é consagrado ao Senhor, vosso Deus; não pranteeis nem choreis. Pois todo o povo chorava, ouvindo as palavras da lei.
10 Disse-lhes mais: Ide, comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque este dia é consagrado ao nosso Senhor. Portanto, não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força.
11 Os levitas, pois, fizeram calar todo o povo, dizendo: Calai-vos, porque este dia é santo; por isso não vos entristeçais.
12 Então, todo o povo se foi para comer e beber, e para enviar porções, e para fazer grande regozijo, porque tinha entendido as palavras que lhe foram referidas.


Chegou o momento de ouvir a Palavra do Senhor. O povo andou distante dos preceitos do Senhor antes e foi para o exílio. Talvez muitos nem soubessem mais como era realmente a Lei do Senhor, porque muitos deixaram de praticar e sofreram consequências. Mesmo com a possível falta de conhecimento, o povo sabia que tinha sido por desobediência que tinham ido para o exílio e sabiam do cuidado do Senhor quando o povo obedecia a Lei. Então, eles queriam viver aquilo novamente! Obedecer a Lei e viver debaixo do cuidado do Senhor.

Mas, como para muitos a prática tinha sido deixada de lado, havia poucos que realmente conheciam a Lei. Era necessário tomar novo contato com ela! E aconteceu na descrição desta passagem. Esdras veio para ler a Lei do Senhor, junto com os levitas e o próprio Neemias. Além de ler, ainda iam explicando para o povo.

O texto revela que quando começa a solenidade, o povo louvava. Era a esperança que invadia o coração. Mesmo sem ter total conhecimento da Lei naquele momento, o povo sabia que a obediência traria bênçãos. E no começo da leitura, o povo agradecia e louvava. Mas, aos poucos, a alegria começou a ser choro. Por que? Exatamente porque viram o quanto se afastaram da vontade do Senhor, como pecaram em relação a vontade de Deus e, diante disso, como poderia ser difícil deixar o caminho errado e seguir a vontade do Senhor. O que era riso, virou choro, de arrependimento, de pesar, até mesmo de crise, na expectativa de como seria viver aquela Palavra.

Mas a liderança que lia e explicava não permitiu que a tristeza invadisse definitivamente os corações. Em vez de pensar no que fizeram de errado e talvez em como seria difícil viver aquilo, os líderes chamaram a atenção do povo para a realidade de que a leitura e o conhecimento traziam bênção! Era hora de se arrepender, mas não ficar simplesmente chorando pelo erro do passado! Era para caminhar depois do arrependimento, indo de acordo com a vontade do Senhor. E as dificuldades que poderiam existir para viver de acordo com o querer do Senhor seriam supridas pelas bênçãos decorrentes de fazer o querer de Deus. Não era para chorar. Era tempo de alegria, de celebração. Se o povo seguisse naquela tristeza, talvez ficassem só chorando por conta dos erros antigos, mas não mudassem de atitude.

O que devemos fazer diante do conhecimento da Palavra, da vontade do Senhor, é nos arrependermos do que foi errado, mas buscar conhecimento e forças para viver em novidade de vida desse momento em diante. Não adianta nada só chorar por conta do erro passado. É preciso seguir em frente, com nova atitude! E não devemos pensar nas dificuldades, mas na certeza da bênção! Isso nos dará forças para seguirmos em frente, mesmo com dificuldades, fazendo a vontade do Senhor, e experimentando sempre o melhor!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 07/04/09 por e-mail.