Vamos em frente!

10/03/2009

 

Neemias 6.15-19

15 Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de elul, em cinquenta e dois dias.
16 Quando todos os nossos inimigos souberam disso, todos os povos que havia em redor de nós temeram, e abateram-se muito em seu próprio conceito; pois perceberam que fizemos esta obra com o auxílio do nosso Deus.
17 Além disso, naqueles dias os nobres de Judá enviaram muitas cartas a Tobias, e as cartas de Tobias vinham para eles.
18 Pois muitos em Judá estavam ligados a ele por juramento, por ser ele genro de Secanias, filho de Ará, e por haver seu filho Joanã casado com a filha de Mesulão, filho de Berequias.
19 Também as boas ações dele contavam perante mim, e as minhas palavras transmitiam a ele. Tobias, pois, escrevia cartas para me atemorizar.

 

O texto fala do final da reconstrução do muro. Mesmo com a tentativa de desanimar, Neemias manteve o foco e a obra foi concluída. Ele não fazia algo por vontade própria, mas fazia a vontade do Senhor. Por isso, ele sabia que se algum inimigo tentasse criar problemas, quem iria cuidar de tudo era o Senhor, quer de forma milagrosa e sem explicação humana, quer dando forças e estratégias para enfrentar qualquer batalha. Do Senhor viria a resposta de vitória, pois Neemias fazia a vontade Dele!

Aí, aqueles que tentavam desanimar, é que ficaram desanimados. Viram que seus intentos não prosperaram. Que realmente havia algo diferente naquela obra e nas pessoas que faziam aquela obra. O mais triste é que um dos que escrevia cartas tentando causar o desânimo era uma pessoa com ligação até familiar. Ele deveria se animar com a obra, mas queria desanimar aqueles que a faziam a qualquer custo. Só que seu intento não prosperou. A obra de reconstrução do muro havia sido acabada!

Em nossa vida, muitas vezes, entendemos a vontade do Senhor, mas as circunstâncias da vida podem nos afastar de realizar essa vontade. Alguém que, por maldade ou por não entender bem, nos desanima, algumas situações que nos causam complicações ou até mesmo problemas sérios, e qualquer outra situação, pode tentar nos afastar da vontade do Senhor. Cabe a nós a seguinte atitude: ou não deixar a vontade do Senhor (como fez Neemias) ou, se acontecer de nos afastarmos disso, pagar o preço e voltar para a vontade do Senhor. Afinal, fazer as coisas fora da vontade do Senhor é mais complicado ainda do que fazer debaixo da vontade do Senhor. Se achamos que fazer o que Deus quer é difícil, será mais difícil fazer sem ser a vontade Dele, ainda que num primeiro momento pareça o contrário. O passar dos dias nos mostrará que fazer a vontade de Deus torna mais prazeroso e fácil o nosso caminho, pois mesmo no meio da dificuldade, podemos contar com o apoio e a direção de Deus. Sem fazer a vontade Dele, quando a dificuldade vier, vamos ter que nos virar sozinhos!

Continue fazendo a vontade do Senhor. Pode parecer difícil e pode até mesmo estar sendo bem difícil! Mas você, ao fazer a vontade do Senhor, conta com o apoio Dele para realizar. Pague o preço, não tenha medo, e faça a vontade de Deus. Será muito melhor. E logo você chegará ao objetivo de Deus para a realização do trabalho. Neemias não deixou o desânimo ou o medo atingir seu coração e seguiu em frente, fazendo a vontade de Deus. E logo a obra estava acabada. Faça a vontade de Deus e, mesmo que pareça difícil, logo você verá a obra acabada. Creia e realize a vontade do Senhor!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 10/03/09 por e-mail.