Comentário de livro Bíblico: 1 Reis

13/08/2007


Autoria e Data
O livro não revela quem o escreveu. Podemos notar que era uma pessoa com liberdade de circulação na casa dos reis e com acesso aos documentos históricos oficiais. Vemos isso em 1 Reis 11.41, 14.19 e em outros textos, quando o autor cita “o livro da história de Salomão”, ou “o livro da história dos reis de Israel”, ou mesmo “o livro da história dos reis de Judá”.

O compilador desse texto mostra um interesse muito grande na aliança do Senhor com Israel e como o povo age com relação a ela. Isso nos remete a figura de um profeta, alguém zeloso com as coisas do Senhor. Alguns atribuem esse texto ao próprio Jeremias. Mas é mais provável que algum profeta que foi contemporâneo dele tenha feito a compilação desse texto, ainda na primeira metade do século sexto a. C. Podemos chegar a essa data por conta do registro que o compilador faz do livramento de Joaquim, que aconteceu por volta de 560 a. C., o que nos remete a uma época posterior a esse evento, pelo menos para esse registro. Assim, mesmo que o livro tenha sido escrito em grande parte antes desse evento, só foi encerrado após essa situação, exatamente porque só poderia registrar depois do evento.
  
O livro
Existe uma preocupação do autor em verificar se os reis obedeceram ao pacto do Senhor. Isso porque existe em todo o livro uma comparação de cada rei com dois anteriores, um que seguiu o pacto e outro que não seguiu: Davi (que seguiu) e Jeroboão (que não seguiu).

Os acontecimentos descritos em 1 Reis abrangem um período de cerca de 120 anos. Recorda as turbulentas experiências do povo de Deus desde a morte de Davi, em cerca de 971 a. C., até ao reinado de Josafá (o quarto rei do Reino de Judá) e o reinado de Acazias (o nono rei do Reino de Israel), em cerca de 853 aC. Havia luta interna e pressão externa. O resultado foi um momento tenebroso, em que um reino estável, dirigido por um líder forte, dividiu-se em dois.

1 e 2 Reis eram, originalmente, um só livro, que continuava a narrativa de 1 e 2 Samuel. Os compositores do Antigo Testamento grego (Septuaginta ou LXX) dividiram a obra em “3 e 4 Reinos” (1 e 2 Samuel eram 1 e 2 Reinos). O Título “Reis” se deriva da tradução latina de Jerônimo (Vulgata) e é apropriado por causa da ênfase desses livros nos reis que governaram durante este período.

Dessa forma, os livros de 1 e 2 Reis começam a registrar os eventos históricos a partir do final de 1 e 2 Samuel. No entanto, Reis é mais do que uma simples compilação de acontecimentos políticos importantes ou socialmente significativos em Israel e Judá. Na realidade, não contém uma narrativa histórica tão detalhada como se poderia esperar (400 anos em 47 capítulos). Ao contrário, 1 e 2 Reis são uma narrativa histórica seletiva, com um propósito teológico. O autor, portanto, seleciona e enfatiza o povo e os eventos que são significativos no plano moral e religioso. Em 1 e 2 Reis, Deus é apresentado como Senhor da história.
 
Esboço de 1 Reis
I. O reino unido 1.1-11.43
  O estabelecimento de Salomão como rei 1.1.-2.46
  O reinado de Salomão 3.1-8.66
  O erro de Salomão como rei 9.1-11.43
 
II. O reino dividido 12.1-22.53
  A revolta e o reinado de Jeroboão, em Israel 12.1-14.20
  O reinado de Roboão, em Judá 14.21-31
  O reinado de Abdias, em Judá 15.1-8
  O reinado de Asa, em Judá 15.9-24
  O reinado de Nadabe, em Israel 15.25-32
  O reinado de Baasa, em Israel 15.33-16.7
  O reinado de Ela, em Israel 16.8-14
  O reinado de Zinri, em Israel 16.15-20
  O reinado de Onri, em Israel 16.21-28
  O reinado de Acabe, em Israel 16.29-22.40
  O reinado de Josafá, em Judá 22.41-50
  O reinado de Acazias, em Israel 22.51-53

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 13/08/07 por e-mail.