Salmo 36

07/06/2007

 

Malícia humana e benignidade divina
Ao mestre de canto. De Davi, servo do Senhor

1 A transgressão fala ao ímpio no íntimo do seu coração; não há temor de Deus perante os seus olhos.
2 Porque em seus próprios olhos se lisonjeia, cuidando que a sua iniquidade não será descoberta e detestada.
3 As palavras da sua boca são malícia e engano; deixou de ser prudente e de fazer o bem.
4 Maquina o mal na sua cama; põe-se em caminho que não é bom; não odeia o mal.
5 A tua benignidade, Senhor, chega até os céus, e a tua fidelidade até as nuvens.
6 A tua justiça é como os montes de Deus, os teus juízos são como o abismo profundo. Tu, Senhor, preservas os homens e os animais.
7 Quão preciosa é, ó Deus, a tua benignidade! Os filhos dos homens se refugiam à sombra das tuas asas.
8 Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias;
9 pois em ti está o manancial da vida; na tua luz vemos a luz.
10 Continua a tua benignidade aos que te conhecem, e a tua justiça aos retos de coração.
11 Não venha sobre mim o pé da soberba, e não me mova a mão dos ímpios.
12 Ali caídos estão os que praticavam a iniquidade; estão derrubados e não se podem levantar.

Mais um salmo atribuído ao Rei Davi.

Vemos neste salmo duas descrições:

1) o ímpio, que tem em seu coração a maldade, que acha que pode fazer o que quiser e que não terá que prestar contas por seus atos ou pensamentos. Pode até ser (o salmo não fala sobre isso, mas vale a pena pensar sobre) que em alguns momentos acabe fazendo alguma coisa boa. Mas o que Deus espera de nós não é apenas atitudes boas. Elas, isoladas, podem ajudar e nos fazer sentir melhor, mas não é isso que Deus espera de nós. Ele nos quer por inteiro, nossa vida e nosso coração. A partir dessa entrega, aí sim vamos fazer coisas boas e agradar ao Senhor, tanto porque primeiro teremos deixado nossa vida diante Dele, como por realizarmos as obras que o Espírito Santo nos revele e nos dê condições para fazer. Não é qualquer coisa que pareça boa aos nossos olhos que devemos fazer! Devemos atender ao chamado do Espírito Santo, que vai agir através de nós;

2) Deus, cheio de bondade e misericórdia. Sempre podemos nos deparar com essa bondade, em cada lugar. Até mesmo, como nos mostra a própria Bíblia, Ele revela essa bondade sobre justos e ímpios, quando faz nascer sol e descer a chuva para todos! Mas existe algo que nos faz não receber essa bondade especificamente em nossa vida. Podemos até sentir essa bondade, mas não a recebemos especificamente em nossa vida se não quisermos, não entregarmos nossa vida nas mãos do Senhor. Poderemos experimentar essa bondade nas coisas do dia-a-dia, mas não especificamente em nossa vida.

Com isso, entendemos que por mais que o ímpio se inflame diante de suas atitudes, ainda que pareça que está tudo em ordem ou até melhor sem Deus, um dia ele terá que se acertar com Deus por conta de suas atitudes. Melhor será que se acerte com tempo de receber a misericórdia! Porque se deixar pra depois, verá que os dias que pareciam que sua vida era melhor do que a vida de quem serve ao Senhor, foram de fato, apenas dias, pois ainda teremos toda a eternidade para desfrutar.

Mas a bondade do Senhor nos alcança, basta aceitarmos! Ela está aí para nós, até se mostra em algumas coisas, mas passamos a sentir totalmente essa bondade quando entregamos nossa vida ao Senhor.

Logo, por mais que alguns achem que é melhor viver longe do Senhor, definitivamente não é melhor. Sentir a bondade do Senhor em alguns aspectos do dia-a-dia é pouco. Ele quer nos dar muito mais e por isso vale a pena servir ao Senhor! Já vale porque o Senhor É, o único e verdadeiro Deus. E o que Ele faz, apenas aumenta essa realidade de que vale a pena servir a esse Deus.
 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 07/06/07 por e-mail.