Comentário devocional do Apocalipse

10/01/2007

 

Apocalipse 7.9-17

9 Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;
10 E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.
11 E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus,
12 Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém.
13 E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram?
14 E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.
15 Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.
16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles.
17 Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.

 
No capítulo 4 de Apocalipse, quando João é chamado pra subir para o céu, ele encontra os tronos ocupados. Isso quer dizer que quem reina com o Senhor já está por lá. Aqueles citados no capítulo 5.10, por exemplo.

Entendo, assim, que o arrebatamento já terá acontecido. Só assim os tronos poderão estar ocupados. E entendo que nós devemos estudar o período da Grande Tribulação, o que é revelado na Bíblia, para que possamos anunciar para as pessoas que porventura fiquem para passar por esse período. Assim, elas poderão lembrar que aqueles que "desapareceram" já falavam dessas coisas e alguns não aceitarão teorias malucas, como abdução por extra-terrestres daqueles que são contra a nova ordem mundial (a do Anti-Cristo), ou qualquer outra história que seja contada para tentar explicar o desaparecimento de várias pessoas. Mais pessoas, assim, terão a chance de se arrepender e se acertar com o Senhor e estarão encaixadas no contexto do texto dessa semana.

Mas o texto de hoje revela que há mais pessoas agora em cena. E diz que é de toda tribo, povo, nação... Por isso na semana passada disse que não havia como ter dúvidas sobre o texto dos 144.000. Aqueles são judeus, descendentes das Tribos ali citadas. Os arrebatados, estarão com o Senhor, aguardando o Dia da volta. Mas agora aparecem em cena mais pessoas.

Não podemos esquecer das chaves de leitura do Apocalipse que mandei em semanas anteriores: algumas coisas são faladas em figura de linguagem, parábola, exemplos. E para entender, precisamos entender o simbolismo por trás. E a outra chave que já enviei é que João vê o "Apocalipse" de ângulos diferentes e em momentos diferentes. Até agora, ele está relatando o que está vendo no céu. Quer sejam coisas na terra ou no céu, ele está contando do ponto de vista de visão do céu. Mais à frente ele irá relatar muitos desses mesmos acontecimentos, mas vistos da terra. Claro que há algumas coisas que só acontecem no céu e outras que só acontecem na terra. Mas há coisas que podem ser vistas de um lugar pro outro. Agora João está relatando o que acontece no céu e algumas coisas que acontecem na terra (do ponto de vista de quem está olhando do céu) e logo ele irá relatar até mesmo os mesmos acontecimentos, mas vendo do ponto de vista da terra.

Dito isso, podemos retornar ao texto dessa semana:

O próprio texto revela quem são "os que estão de vestiduras brancas": os que vieram da Grande Tribulação! Aqueles e aquelas que não estava em ordem com o Senhor no momento do arrebatamento (momento em que o Senhor vem como um Ladrão, sem aviso - no Dia do Senhor teremos muitos sinais dentro da Grande Tribulação - mais um ponto a favor de termos momentos diferentes para o Arrebatamento - como um Ladrão, e o Dia do Senhor, com muitos sinais).

Os que são arrebatados, são os Justificados, aqueles que não passam por julgamento, já foram tornados justos e recebem o corpo glorificado por graça. Mas aqueles que ficarem para o tempo da Grande Tribulação (7 anos - a última semana profética de Daniel), terão que assinalar seu testemunho de vida com o Senhor , se necessário até com o próprio sangue (v. 14). Não serão "justificados" como os que sobem no arrebatamento, mas terão que lavar suas vestes! Os arrebatados, já estarão com as "vestes brancas", mas os que ficam na tribulação precisam lavar suas vestes.

 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 10/01/07 por e-mail.