Somos chamados para confiar no Senhor

26/12/2012

 
O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia; e conhece os que nele confiam - Naum 1.7

Talvez seja difícil ouvir uma mensagem nas igrejas tendo como texto principal da mensagem uma passagem do livro de Naum. Acredito que muitas vezes os textos desse profeta são usados para complementar alguma mensagem que tenha o texto motivador principal de outro livro da Bíblia. Não me lembro de ter ouvido uma mensagem com um texto desse profeta como recomendação principal...

No entanto, encontramos textos valiosíssimos em toda a sua profecia. Naum provavelmente profetizou a Judá durante os reinados de Manassés, Amom e Josias. Seus contemporâneos devem ter sido Sofonias, Habacuque e Jeremias. Em Naum 3.8-10, o profeta narra o destino da cidade egípcia de Tebes, que foi destruída em 663 a.C. A queda de Nínive, ao redor da qual todo o livro gira, aconteceu em 612 aC. A profecia de Naum deve ser datada entre esses dois acontecimentos, visto que ele olha para trás para um e para frente no caso do outro. É mais provável que sua mensagem tenha sido entregue pouco antes da destruição de Nínive, talvez quando os inimigos da Assíria estavam colocando suas forças em ordem de batalha para o ataque final.

No dia da angústia, podemos contar com o Senhor. Muitas vezes as pessoas entendem que ao passar por dificuldades, é porque há pecado ou ainda falta a bênção do Senhor. Mas na Bíblia lemos muitas vezes que o Senhor nos dá força no meio da angústia. Jesus mesmo disse que no mundo passamos por aflições! Logo, nem sempre devemos associar tribulação com pecado ou falta de bênção. A observação do cuidado do Senhor, mesmo no meio da angústia, pode revelar que há mais em jogo!

Que possamos confiar no Senhor para além das dificuldades. Não vamos parar de buscar a solução, mas mesmo que essa demore aos nossos olhos, depositemos nossa confiança no Senhor para além dessa solução. O cuidado do Senhor a cada dia nos mostra muito mais. É claro que queremos deixar a angústia de lado e dar testemunho de que o Senhor agiu! Muitas pessoas ficam aflitas com a "demora" na solução de alguma coisa. No entanto, o testemunho muitas vezes é dado no cuidado do Senhor, mesmo no meio da angústia. Talvez sem o cuidado do Senhor, não fosse nem mesmo possível enfrentar a dificuldade...

Que sejamos conhecidos pelo Senhor como aqueles que confiam Nele! E que a bondade do Senhor se revele a nós todos os dias, mesmo no meio das angústias, quer com as soluções, quer com a força para enfrentarmos cada situação. Que a fortaleza que é o Senhor nos inspire e fortaleça para seguirmos em frente, testemunhando Seu amor, com as soluções ou mesmo com a força para enfrentar cada dificuldade!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 26/12/12 por e-mail.