Nada pode mudar o plano do Senhor

13/11/2012

 

Atos dos Apóstolos 28.1-6

1 Estando já salvos, soubemos, então, que a ilha se chamava Malta.
2 Os indígenas usaram conosco de não pouca humanidade; pois acenderam uma fogueira e nos recolheram a todos por causa da chuva que caía e por causa do frio.
3 Ora, havendo Paulo ajuntado e posto sobre o fogo um feixe de gravetos, uma víbora, fugindo do calor, apegou-se-lhe à mão.
4 Quando os indígenas viram o réptil pendente da mão dele, diziam uns aos outros: Certamente este homem é homicida, pois, embora salvo do mar, a Justiça não o deixa viver.
5 Mas ele, sacudindo o réptil no fogo, não sofreu mal nenhum.
6 Eles, porém, esperavam que Paulo viesse a inchar ou a cair morto de repente; mas tendo esperado muito tempo e vendo que nada de anormal lhe sucedia, mudaram de parecer e diziam que era um deus.


Depois de salvo da água, da tormenta e do naufrágio, já em terra firme, os habitantes do local começam a cuidar daqueles que foram salvos. Cuidados especiais! O Senhor preparou tudo, pois levou para um lugar onde foram bem tratados. Mas um novo susto se apresenta: Paulo é picado por uma cobra. E todos esperam que ele logo tivesse problemas e até que morresse! Mas isso serviu para mostrar que mesmo o que parece que não tem solução, quando o plano do Senhor é outro, nem mesmo isso atrapalha ou causa problemas. Pode até assustar ou incomodar na hora que acontece, mas se é plano do Senhor que algo mais aconteça, só servirá para mostrar que mesmo as coisas tidas como certas podem ser mudadas para o cumprimento dos planos do Senhor.

Normalmente, o Senhor age no correr da história, em coisas comuns, acontecimentos normais. Muitos esperam o sobrenatural, o que causa maior impacto, mas o Senhor está agindo a cada novo nascer do sol, a cada gota de chuva que cai, em cada respiração que você está dando enquanto lê este texto! Há momentos que parece que a atuação é mais sobrenatural, mais visível, como não sofrer dano mesmo depois de picado por uma cobra, mas nem sempre as coisas mais "extraordinárias" acontecem! O extraordinário é o agir do Senhor a cada momento!

Que possamos notar a ação do Senhor a cada momento. E que possamos acreditar que nada pode frustrar os Seus planos. Mesmo que as situações se mostrem contrárias, se é mesmo plano do Senhor, basta esperar e vai acontecer! Nas situações mais incomuns é mais fácil notar o cuidado do Senhor. Que possamos notar nessas e em cada momento possamos agradecer por Seu cuidado e pela manifestação do Seu melhor em nossa vida. Ainda que no momento pareça que algo vai mal, continue firme! Ainda que pareça que o barco vai afundar, como foi com Paulo, se há plano do Senhor, confie que você vai chegar em terra firme. E mesmo em terra firme, mesmo quando parecer que "o pior já passou", se algo novo se apresentar, confie no plano do Senhor e aguarde. Nada vai impedir o agir do Senhor, mesmo que uma cobra atravesse seu caminho e morda você, ainda assim você vai chegar no cumprimento da vontade do Senhor e nada irá impedir isso. Creia e siga vivendo debaixo da vontade do Senhor!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 13/11/12 por e-mail.