Obedecer querer do Senhor

12/07/2012

 

1 Crônicas 13.1-4

1 Ora, Davi consultou os chefes dos milhares, e das centenas, a saber, todos os oficiais.
2 E disse Davi a toda a congregação de Israel: Se bem vos parece, e se isto vem do Senhor, nosso Deus, enviemos mensageiros por toda parte aos nossos outros irmãos que estão em todas as terras de Israel, e com eles aos sacerdotes e levitas nas suas cidades, e nos seus campos, para que se reúnam conosco,
3 e tornemos a trazer para nós a arca do nosso Deus; porque não a buscamos nos dias de Saul.
4 E toda a congregação concordou em que assim se fizesse; porque isso pareceu reto aos olhos de todo o povo.


Davi queria trazer a Arca de volta. Ela já estava longe de Israel há algum tempo. O texto diz que durante os dias de Saul deixaram de lado a busca. Ela já estava longe e até tinham deixado de lado o desejo por buscá-la.

Mas Davi entende que deve trazer a Arca de volta. Dessa forma, vai consultar o chefes, os oficiais, para saber o que eles acham e declara: se parecer bem a vocês e essa ideia vier do Senhor, vamos unir nosso povo no desejo de buscar a Arca! Era preciso unir o povo, que talvez já tivesse deixado de lado essa busca. Era preciso reanimar esse povo a ter o desejo de ter a Arca "em casa". Mas, muito mais importante que saber a opinião dos chefes, muito mais importante que todos se unissem para esse trabalho, era necessário que essa busca viesse do Senhor. Porque mesmo que o chefes entendessem como bom, ainda que todo o povo se unisse, se não fosse essa a vontade do Senhor, o intento poderia ser frustrado!

Então, nesta meditação, destaco o que me parece mais importante nesse texto: obedecer o querer do Senhor. Muitas vezes fazemos porque as pessoas gostam. Até pregadores se rendem a isso, pregando apenas o que faz bem aos ouvidos das pessoas que ouvem a mensagem. Mas não pode ser assim. Não podemos nos unir para fazer a vontade da maioria simplesmente. Esta pode decidir democraticamente, mas cada um dos nossos passos precisa estar debaixo da vontade do Senhor! E mesmo que a decisão da maioria seja por algo, se não for esta a vontade do Senhor, o intento poderá não prosperar!

Cada um de nossos objetivos precisa seguir debaixo da vontade Dele. Se muitas vezes o mundo se levanta contra nós quando realizamos a vontade do Senhor e parece muito complicado, imagine como será fazer algo contrário a vontade do Senhor?! Será mais complicado. Apesar do salmista muitas vezes notar que pessoas que fazem as coisas certas passam por problemas e quem faz contra as coisas de Deus parece prosperar, os mesmos Salmos que constatam isso declaram que logo a situação vai se inverter! Logo, o melhor lado para estar é realizando a vontade do Senhor!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 12/07/12 por e-mail.