Somos chamados para esperar no Senhor

06/06/2012



Lamentações de Jeremias 5.21-22

21 Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos; renova os nossos dias como dantes;
22 se é que não nos tens de todo rejeitado, se é que não estás sobremaneira irado contra nós.

Já escrevemos em outras oportunidades sobre o livro de Lamentações de Jeremias e permitindo o Senhor, o faremos outras ainda! E, apesar do lamento, o livro traz alguns textos que vão além desse lamento. Sempre lembrando que Jeremias profetizou e não foi ouvido... viu muitas coisas acontecerem em seus dias... definitivamente, ele teria motivos para uma chateação muito grande e para lamentos mesmo. No entanto, vejo partes desse texto sempre mostrando a expectativa que pode ser diferente. Ele não se fecha em seu lamento (que é real e tem razões para acontecer, não é apenas "de graça"): Jeremias sempre está em busca da mudança, da possibilidade de ver algo novo.

No texto que temos como base para hoje, Jeremias espera uma restauração para Israel. Isso porque o povo teve sua soberania abalada, tanto do ponto de vista religioso como político. Era tempo de exílio. E Jeremias ainda espera por uma restauração. Sua angústia se revela na crise sobre a possibilidade da rejeição e ira do Senhor para com o povo. Mas ele sabe que ainda que houvesse isso, não seria sem razão, pois ele mesmo havia profetizado e alertado! Assim, Jeremias confia na misericórdia do Senhor e espera pela restauração. Mais que chorar a angústia, ele confia numa mudança no quadro.

E será que esse texto fala conosco hoje ou está preso ao seu tempo? É claro que podemos tirar lições para hoje! Quantos momentos de angústia passamos, quer seja por algo que procuramos e seguimos por um caminho errado, ou até mesmo simplesmente porque as coisas acontecem debaixo do céu e no mundo temos aflições... Quantas vezes, como Jeremias, podemos "chorar" essas angústias. E não vejo como errado isso. É importante reconhecer sua situação, saber "onde está pisando" para buscar a mudança a partir disso! O problema não está no lamento, mas deixar que ele nos tire o foco da possibilidade de mudança por parte do Senhor. Não quer dizer "parar de lamentar", mas buscar no Senhor a novidade de vida, ainda que demore, ainda que seja difícil, temos que ter bom ânimo, pois o Senhor Jesus venceu o mundo!

E mais que isso, além de buscar o melhor do Senhor para os dias que vivemos, não podemos esquecer do "MARANATA" - Ora vem, Senhor Jesus! Além de buscar o acerto dos dias que vivemos, a cada dia nossa esperança deve ser ainda mais renovada na expectativa da volta do Senhor Jesus.

Que seja assim: não neguemos as angústias, mas não deixemos que elas tirem de nós o foco que o Senhor tem o melhor para cada um de nós, que todas as coisas colaboram para o bem daqueles que amam a Deus e que, logo, estaremos com o Senhor. MARANATA!
 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 06/06/12 por e-mail.