A oração de Asa

28/05/2012


última parte


E Asa clamou ao Senhor, seu Deus, dizendo: Ó Senhor, nada para ti é ajudar, quer o poderoso quer o de nenhuma força. Acuda-nos, pois, ó Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos, e no teu nome viemos contra esta multidão. Ó Senhor, tu és nosso Deus, não prevaleça contra ti o homem. - 2 Crônicas 14.11

Um único versículo e podemos tirar lições valiosas! Quando nos preocupamos em observar o que a Bíblia tem a nos dizer, podemos tirar muitas lições de um único versículo! Começamos essa observação há algumas semanas, e hoje chegamos ao último texto dessa série. Imaginamos que estas mensagens ainda poderiam ser acrescentadas de outras mais. Mas encerramos hoje.

O primeiro destaque que fiz: Asa clamou por socorro.

O segundo destaque que fiz: Ele orou ao seu Deus!

O terceiro destaque que fiz: ele foi determinado, específico.

O quarto destaque que fiz: Asa orou com confiança.

Hoje, destaco o último ponto: Ele foi atendido!

Para a mensagem de hoje, quero acrescentar os versículos de 12-15:

12 E o Senhor desbaratou os etíopes diante de Asa e diante de Judá; e os etíopes fugiram.
13 Asa e o povo que estava com ele os perseguiram até Gerar; e caíram tantos dos etíopes que já não havia neles resistência alguma; porque foram quebrantados diante do Senhor, e diante do seu exército. Os homens de Judá levaram dali mui grande despojo.
14 Feriram todas as cidades nos arredores de Gerar, porque veio sobre elas o terror da parte do Senhor; e saquearam todas as cidades, pois havia nelas muito despojo.
15 Também feriram as malhadas do gado, e levaram ovelhas em abundância, e camelos, e voltaram para Jerusalém.


A oração de Asa, que foi confiante, específica, com fé, ao seu Deus e não a deuses de outros, seu pedido por socorro, teve uma resposta. Como toda oração que fazemos, sempre há uma resposta. Já escrevemos há algum tempo sobre o Silêncio de Deus nos responder muitas coisas! Logo, mesmo quando parece que a resposta não está vindo, ainda assim o Senhor tem nos mostrado algo.

Mas não posso fugir do texto: Asa orou e foi atendido. Seu pedido de socorro resultou em vitória! Como ele, devemos apresentar ao Senhor nossa angústia, nossa inquietação. E Dele virá a melhor resposta! No caso de Asa, a resposta foi a solução específica de seu problema. Ele esperava por essa vitória e alcançou! Mas podemos ter respostas diferentes do Senhor e ainda assim, será sempre na direção do melhor, do aprendizado, da solução.

Muitos querem ser atendidos em suas orações da forma como pedem. Querem a solução que "determinam", "reinvindicam" e outras coisas mais.

O que vejo nas páginas da Bíblia é que o Senhor cuida de mim. Ele me dá o que é melhor. Que eu até posso apresentar minha inquietação e colocar qual poderia ser a solução, mas que eu tenho que estar submisso à vontade Dele! Ele escolherá a melhor forma de agir! Não é o "Gênio da Lâmpada" que deve atender meus desejos, mas é o Pai amoroso que cuida de mim em todo o tempo e que sabe o que é melhor para mim!

Como Asa, que possamos orar ao Senhor sempre e aguardar sempre o melhor da parte Dele.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor



Esta meditação foi enviada em 28/05/12 por e-mail.