Deus responde orações!

27/02/2012

 

3ª parte

Gostaria de continuar meditando sobre o tema acima proposto nas próximas semanas, permitindo o Senhor, apresentando algumas situações na Bíblia que mostram essa verdade.

Leia 2 Reis 20.1-6

Vemos no texto acima citado que o rei Ezequias estava enfermo e o Profeta Isaías foi dar a notícia de que a enfermidade resultaria em sua morte. O rei ora ao Senhor e o Profeta, depois de dar a notícia anterior, já está indo embora, quando o Senhor lhe dá uma nova palavra para anunciar ao rei: ele iria viver.

Essa foi uma resposta concreta, real, e muito rápida! Pois o texto revela que o Profeta estava indo embora quando recebeu a ordem de volta. Não tinha ido ainda, não tinha nem mesmo saído do meio do pátio! A resposta veio logo.

Muitas vezes as respostas a cada uma de nossas orações pode ser dessa forma: uma resposta rápida. Há situações em que vamos esperar mais tempo, mas no texto de hoje vemos que há situações onde a resposta será imediata!

O problema é que muitas vezes oramos por algo, esperamos uma mudança no quadro e quando Deus nos dá uma oportunidade, nem mesmo vemos a mão do Senhor nos dando a resposta. No caso do texto, o rei viveu a situação. Mas há situações onde a resposta chega e nós nem mesmo notamos que essa é a resposta a uma determinada oração. A resposta já está diante de nós e nós continuamos orando esperando por ela!

Precisamos ficar atentos! Uma resposta da parte do Senhor pode ser recebida muito mais rápido do que imaginamos. E se não estivermos prontos para ouvir tal resposta, podemos desperdiçar a chance que o Senhor está nos dando!

Ao notarmos a chance que o Senhor nos dá, precisamos agradecer e viver aquela resposta. Muitas vezes esperamos o "maná", mas queremos que seja como no passado, já chegando pronto para consumo! Mas muitas vezes, o Senhor nos dá oportunidades de trabalho para conquistarmos o "maná". Da mesma forma com cada resposta de nossas orações: podemos esperar algo pronto, "mastigado" e o Senhor nos dá forças e formas para agirmos. Acabamos deixando a resposta de lado se não tivermos discernimento suficiente para agarrarmos a chance!

Tenha certeza: suas orações são respondidas pelo Senhor. Eu costumo dizer que temos 3 opções de resposta:

1) Sim - esta é a resposta, inclusive, do texto que indicamos como motivador de nosso texto de hoje, pois logo temos um direcionamento, uma solução após uma oração;

2) Silêncio - aqui teremos que esperar...

3) Não - muitos não aceitam essa resposta, mas se o Senhor é soberano e sabe o melhor para nós, devemos estar preparados para ouvir "nãos" da parte de Deus, pois Ele vai realizar o melhor e não simplesmente a nossa vontade...

Ore! Aguarde! Pode ser que a resposta venha logo. Esteja preparado para a resposta de Deus. Não desperdice chances! Não, pelo menos, aquelas que o Senhor te der, claro.
 

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 27/02/12 por e-mail.