Precisamos buscar proteção no Senhor

16/02/2012

 

Esdras 8.21-23

21 Então, proclamei um jejum ali junto ao rio Ava, para nos humilharmos diante do nosso Deus, a fim de lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos pequeninos, e para toda a nossa fazenda.
22 Pois tive vergonha de pedir ao rei uma escolta de soldados, e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho, porquanto havíamos dito ao rei: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira estão contra todos os que o deixam.
23 Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus; e ele atendeu às nossas orações.



Jejum. Muito mais que ficar sem comer. Tempo de Busca. Aqui, vemos Esdras preocupado com isso: Ele sabia que os inimigos poderiam armar ciladas no caminho e eles não estavam em formação para a guerra, pois os pequeninos e os bens estavam pelo caminho também. Se alguém atacasse, eles poderiam ser presa fácil nas mãos de inimigos.

Esdras busca a solução. Jejua e pede ao Senhor esse cuidado. Era, inclusive, uma forma de dar testemunho, pois Esdras relata que não pediu escolta ao rei por ter proclamado o cuidado do Senhor para aqueles que buscam Sua vontade e a ira contra os que não buscam. Se o povo perecesse no caminho, o testemunho de Esdras a respeito do Senhor diante do rei sofreria descrédito. Mas Esdras não falou apenas por falar. Era plano de Deus que aquela situação acontecesse daquela forma para que o testemunho fosse dado.

Há muitas pessoas que se preocupam com "falta de fé" e declaram grandes obras e realizações. Mas algumas vezes, nada acontece. E a fé das pessoas era genuína! Por que não acontece? Porque devemos nos colocar na posição de quem busca a vontade do Senhor como melhor. Pode até parecer bom aos nossos olhos. Mas o Senhor sempre terá o melhor, se deixarmos Ele agir. Mesmo que pareça estranho aos nossos olhos, o que o Senhor fará será sempre o melhor.

Assim, temos que ter fé, claro. Devemos buscar no Senhor o milagre! Mas também devemos esperar pela manifestação da vontade Dele. Não dá para esperar que Deus atenda os nossos desejos como se ele fosse o "gênio da lâmpada" e nós quem encontrou a "lâmpada" e libertou o "gênio". Nossos desejos serão atendidos! Não é assim! A vontade do Senhor é soberana e o melhor para nossa vida. Já vi pessoas com muita fé declararem coisas para pessoas que também tinham fé e o declarado não aconteceu. Aliás, aconteceu o contrário em algumas situações. Sabe por quê? Porque nem sempre o que é o melhor aos nossos olhos é o melhor diante da vontade de Deus. Nem sempre o que parece ruim aos nossos olhos é de fato ruim. Temos que nos submeter ao agir do Senhor.

Esse texto relata o testemunho de Esdras por conta do cuidado do Senhor. O povo estava realmente buscando ao Senhor. Pelo testemunho de Esdras diante do rei, esse cuidado seria manifesto. Mas ainda assim, Esdras buscou ao Senhor em jejum e oração. Fez sua petição ao Senhor e foi atendido. O cuidado do Senhor já iria se manifestar levando-se em conta o testemunho de Esdras diante do rei, pois o povo estava buscando a vontade do Senhor. Ainda assim, mesmo confiando nisso, Esdras ainda chama o povo para buscar ao Senhor em jejum e faz sua petição. O final do texto mostra que o pedido foi atendido!

Se buscarmos ao Senhor, Ele cuidará de nós. No meio das dificuldades, nos dará o cuidado, o alento. E nos dará a forma de sair do problema. Ainda assim, não descuide da busca. Ore, jejue, leia a Palavra. Busque conhecer mais a vontade do Senhor a cada dia. E aguarde: o cuidado Dele será sobre tua vida!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 16/02/12 por e-mail.