Somos chamados para aguardar pelo agir do Senhor

18/01/2012

 

Leia Salmo 83


Este é mais um salmo atribuído a Asafe.

A tentativa contra o povo de Deus sempre aconteceu. Havia sempre quem queria causar problemas aos servos do Senhor. E continua assim! Nos nossos dias enfrentamos chacotas, perseguições e sabemos que, como o amor vai se esfriando, isso vai aumentar!

O salmo faz o reconhecimento dessa condição e declara a confiança no Senhor. Acredita que Ele vai cuidar de todas as coisas. Que quem se levanta contra o povo do Senhor sofrerá consequências! Isso, mesmo que num primeiro momento nada aconteça! Chegará o dia em que a resposta contra essa atitude, caso não haja arrependimento, virá!

O salmista espera pela derrota desses que se levantam contra o povo do Senhor. Não se preocupou em agir para essa derrota, mas espera o agir do Senhor.

Há dias que querermos resolver com nossa argumentação ou nossa força. Mas devemos sempre lembrar que o cuidado do Senhor é sobre nós e se estamos sendo injustiçados, ainda que demore, teremos do Senhor a resposta e a libertação! Ele fará quem se levantou contra nós entender o erro e se não houver arrependimento, a pessoa terá problemas, não por maldade, mas porque o Senhor cuida dos seus.

Aguardar pelo agir do Senhor é o melhor que fazemos! Porque Ele poderá tratar tanto com nosso caráter, como poderá tratar com quem se levanta contra nós. E não será injusto! Se tentarmos fazer algo de acordo com nosso entendimento, corremos o risco de cometer injustiças, por não saber a situação toda e nem sempre o que parece errado é de fato errado. Pode ser que não estejamos entendendo o contexto. Se deixarmos o Senhor cuidar disso, Ele saberá a melhor forma de agir e a melhor hora, para que o Nome Dele seja louvado. Essa é a ideia geral desse salmo: esperar que o Nome do Senhor seja louvado, que quem se levanta contra Ele e Seu povo sofra consequências e as coisas estejam em ordem, não pela força do homem, mas pelo agir do Senhor.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 18/01/12 por e-mail.