Somos chamados para cumprir o propósito de Deus

28/12/2011

 

Pois, se de todo te calares agora, de outra parte se levantarão socorro e livramento para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se não foi para tal tempo como este que chegaste ao reino? - Ester 4.14

Sabemos que no livro de Ester não há citação do nome de Deus. Mas podemos ver em cada momento a Sua mão dirigindo a situação. Ainda que não se fale diretamente no Nome Dele, vemos um testemunho claro da busca e da manifestação Dele na história.

Ester é escolhida para ser rainha. Muito antes de saberem que ela fazia parte do povo judeu e muito antes da tentativa de aniquilação de seu povo. A história ainda nem tinha sido revelada completamente, nem mesmo se sabia o que iria acontecer, e o Senhor já estava cuidando do futuro do Seu povo.

Quando a história de morte se revela no correr dos dias, Ester ainda não se revela totalmente. Vai falar com o rei, mas não diz logo de cara qual era o assunto. Faz um convite. O povo tinha sido convocado para a busca em jejum e oração e ela mesma estava buscando as estratégias para fazer o melhor. Talvez pensemos que ela devia ter falado logo! Mas o Senhor deu a ela a estratégia de agir diferente.

Há momentos que precisamos tomar logo uma decisão ou uma atitude. Resolver da melhor forma e o mais rapidamente possível. Mas há outras situações que precisamos saber a forma de agir, o momento certo de dar a direção para a atitude. Como não temos como saber o que virá a cada momento, é muito importante buscarmos ao Senhor para sabermos como agir em cada momento. Afinal, se nossa vida está nas mãos Dele, o que vivemos e fazemos deve cumprir um propósito e dar testemunho do Agir e Cuidado do Senhor, lutando para desmascarar as artimanhas do inimigo.

Quando não está sendo bem assim, quando temos que fugir ou fingir, quando parece que não há alternativa para mudar algo que está ruim ou estranho, precisamos buscar no Senhor a solução e o melhor caminho. E com nossa vida nas mãos Dele, se deixarmos Ele direcionar, iremos viver o melhor que Ele tem para nós! Que não estejamos contentes "com o que dá", mas que busquemos sempre o melhor da parte do Senhor para nós, vivendo uma vida de testemunho e busca, cumprindo o propósito Dele para nós.

Ester poderia ter seguido calada e vivido "o que dava". Já era rainha e se não soubessem da sua origem, ela estaria salva. Mas ela fez mais que apenas seguir no seu "chamado" de rainha e fez a diferença: desmascarou uma armadilha, salvou a si mesma e ao seu povo. Cumpriu seu propósito e assim seguiu sendo rainha, mas fazendo a diferença na vida de outras pessoas. Que possamos nos inspirar e buscar cumprir o propósito do Senhor a cada dia!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 28/12/11 por e-mail.