Somos chamados para confiar no Senhor

07/12/2011

 

Leia Esdras 3 e 4

Duas grandes mensagens emergem de Esdras: a fidelidade de Deus e a infidelidade do homem.

Os eventos relatados no livro de Esdras estão em dois momentos históricos distintos. O primeiro (capítulos 1-6) tem como tema o primeiro grupo que retorna do exílio sob o comando de Zorobabel e o início do processo de reconstrução do templo, que pode ter demorado quase 20 anos.

Liderado por Esdras, outro grupo de exilados volta (capítulos 7-10). São enviados pelo rei persa Ataxerxes, com somas adicionais de dinheiro e valores para intensificar o culto no templo. Esdras também é comissionado para apontar líderes em Jerusalém para supervisionar o povo.

Já em Jerusalém, Esdras assumiu o ministério de reformador espiritual. Esse trabalho inicial deve ter durado cerca de um ano.

Sacerdote dedicado, Esdras encontra um Israel que tinha adotado muitas das práticas dos habitantes pagãos. Ele chama Israel ao arrependimento e a uma renovada submissão à Lei, chegando ao divórcio de suas esposas pagãs.

Muitas vezes esperamos muito tempo para a realização de alguma promessa do Senhor. Pode demorar anos, afinal o Senhor não está limitado ao tempo do relógio, como nós, uma vez que Ele criou o tempo e está além dele. É de eternidade à eternidade. Quando o Senhor promete algo, pode parecer difícil, pode parecer humanamente impossível, mas quando chegar a hora, o Senhor nos dará o que prometeu. E mais: a bênção será completa, abundante, suficiente para mostrar que foi atuação do Senhor e não mero acaso.
Vale a pena esperar pelo tempo de Deus. Sempre será melhor! Vale a pena deixar o caminho errado e seguir a vontade do Senhor. Vemos que o povo foi para o exílio por desobedecer. Mas retornou para obediência e foi abençoado de forma abundante.

Mas não devemos fazer isso por troca, esperando que porque fazemos a vontade do Senhor teremos grandes bênçãos. Elas irão acontecer, mas não deve ser moeda de troca no nosso relacionamento com o Senhor. Afinal, muito mais que buscar as bênçãos que Ele pode nos dar, devemos buscar a Ele! As bênçãos irão acontecer naturalmente, não por cobrança ou por troca. Se buscarmos ao Senhor já seremos grandemente abençoados com Sua presença. Tudo o mais, será acrescentado...

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 07/12/11 por e-mail.