Somos chamados para a oração

23/11/2011

 

e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se desviar dos seus maus caminhos, então eu ouvirei do céu, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra - 2 Crônicas 7.14

Esse texto não trata apenas da questão da oração. Mas para a mensagem de hoje vamos apenas ficar nesse tema, que faz parte do texto e é realmente muito importante para a caminhada Cristã.

Orar nada mais é do que conversar com Deus. Muitas vezes queremos pensar em palavras bonitas e de impacto para dizer em uma oração, mas isso não é necessário. Não quer dizer que isso não deva ser feito, apenas não devemos nos preocupar em fazer de nossas orações uma verdadeira sessão plenária do Senado Federal ou ainda uma reunião do Supremo Tribunal Federal. Podemos usar essas palavras menos usadas na linguagem coloquial, mas como pode ser em qualquer conversa! Não é porque estamos orando que temos que usar palavras difíceis.

Como orar é uma conversa, não podemos esquecer que "conversa" nos remete a pelo menos, duas pessoas tratando de um assunto. Não é monólogo. Podemos ouvir a Deus no meio de nossas orações. Quer seja com voz audível, quer seja com um toque no coração, um pensamento ou das mais variadas formas! Claro que devemos tomar cuidado para discernir isso, para não agirmos de forma errada achando que veio de Deus algo que não veio, mas o Espírito Santo nos mostra isso claramente, quando nos dedicamos a buscar a vontade do Senhor com sinceridade. Não devemos descuidar da oração em momento algum, em nossas atividades e no nosso dia a dia. Não como ato mecânico, mas como representação da vontade de conversar com Deus, que sabe o que você quer ou precisa, mas como na época do Jardim do Éden, gosta de uma conversa "na viração do dia". Não necessariamente com hora marcada, claro, mas fica o exemplo desse momento para nos mostrar que somos chamados para a oração, para a busca e para a conversa com Deus, apresentando nossa fala e prontos para ouvir ou entender aquilo que Ele tem a nos dizer ou mostrar.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 23/11/11 por e-mail.