Preparando para o trabalho

25/10/2011

 

Atos dos Apóstolos 19.8-20

8 Paulo, entrando na sinagoga, falou ousadamente por espaço de três meses, discutindo e persuadindo acerca do reino de Deus.
9 Mas, como alguns deles se endurecessem e não obedecessem, falando mal do Caminho diante da multidão, apartou-se deles e separou os discípulos, discutindo diariamente na escola de Tirano.
10 Durou isto por dois anos; de maneira que todos os que habitavam na Ásia, tanto judeus como gregos, ouviram a palavra do Senhor.
11 E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários,
12 de sorte que lenços e aventais eram levados do seu corpo aos enfermos, e as doenças os deixavam e saíam deles os espíritos malignos.
13 Ora, também alguns dos exorcistas judeus, ambulantes, tentavam invocar o nome de Jesus sobre os que tinham espíritos malignos, dizendo: Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega.
14 E os que faziam isto eram sete filhos de Ceva, judeu, um dos principais sacerdotes.
15 Respondendo, porém, o espírito maligno, disse: A Jesus conheço, e sei quem é Paulo; mas vós, quem sois?
16 Então, o homem, no qual estava o espírito maligno, saltando sobre eles, apoderou-se de dois e prevaleceu contra eles, de modo que, nus e feridos, fugiram daquela casa.
17 E isto tornou-se conhecido de todos os que moravam em Éfeso, tanto judeus como gregos; e veio temor sobre todos eles, e o nome do Senhor Jesus era engrandecido.
18 E muitos dos que haviam crido vinham confessando e revelando os seus feitos.
19 Muitos também dos que tinham praticado artes mágicas ajuntaram os seus livros e os queimaram na presença de todos; e, calculando o valor deles, acharam que montava a cinquenta mil moedas de prata.
20 Assim, a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.

Paulo, mesmo já tendo enfrentado problemas em outras sinagogas, continuava usando a mesma tática. Por um tempo, esteve na sinagoga e quando houve resistência, ele seguiu em frente. Alguns ficam insistindo no que acham que é certo. Poderia ser certo Paulo insistir em falar na sinagoga, mas em vez de ficar brigando quando não queriam mais ouvir, ele seguia em frente com o grupo que queria ouvir a mensagem.

Com esse grupo de "discípulos do Caminho" (que pregavam pelo caminho e que seguiam a Jesus, o Caminho), Paulo monta uma faculdade, uma escola de missões, um lugar de preparação de pessoas para a pregação do Evangelho. Isso tira de conversa qualquer tentativa de se dizer que não havia isso nos tempos da Bíblia, que isso é apenas coisas de nossos dias. Paulo monta essa "escola" e durante um tempo fica preparando as pessoas.

Como a mensagem era difundida, muitos ouviam do Evangelho, das curas, das libertações e queriam mais de tudo isso. Alguns, experimentavam isso mesmo que de longe. Outros queriam mais que experimentar em suas vidas, queriam fazer os milagres. Mas não se faz esse tipo de coisa apenas por saber a forma de fazer. Não é truque, mágica, algo que se aprende e pode se repetir apenas com base na razão e conhecimento. O espírito maligno do texto deu uma lição em quem tentou fazer apenas por conhecer e mostrou que era necessário mais que saber, viver e obedecer a vontade do Senhor. Com isso, as pessoas souberam que havia mesmo algo diferente nesse grupo, os "do Caminho", e a mensagem foi mais divulgada ainda. Afinal, não era qualquer um que podia fazer, só por saber como, mas era necessário algo mais: o Espírito Santo e a manifestação da vontade do Senhor. Com isso, muitas pessoas se convertem, abandonando qualquer tipo de religiosidade anterior, de magia ou o que fosse, inclusive destruíndo livros. A mensagem era ainda mais pregada.

Que possamos entender isso: a pregação vai além de falarmos das coisas do Senhor. Passa por estudo, preparação, confirmação do que o Senhor quer que seja feito e deixar o Espírito Santo operar. Assim, cada vez mais pessoas irão conhecer da mensagem do Evangelho. Não quer dizer que apenas quem estuda pode pregar! Mas que quem pode estudar, deve se dedicar a isso e deixar o Senhor operar! Mas, estudando mais ou não, todos precisamos da manifestação do Espírito Santo em nós e através de nós para que as coisas aconteçam. Nada será feito apenas porque queremos e sabemos como fazer. Sempre devemos buscar a manifestação da vontade do Senhor!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 25/10/11 por e-mail.