Novo ânimo!

29/09/2011


Esdras 5.1-5


1 Ora, os profetas Ageu e Zacarias, filho de Ido, profetizaram aos judeus que estavam em Judá e em Jerusalém; em nome do Deus de Israel lhes profetizaram.
2 Então, se levantaram Zorobabel, filho de Sealtiel, e Jesuá, filho de Jozadaque, e começaram a edificar a casa de Deus, que está em Jerusalém; e com eles estavam os profetas de Deus, que os ajudavam.
3 Naquele tempo, vieram ter com eles Tatenai, o governador da província a oeste do Rio, e Setar-Bozenai, e os seus companheiros, e assim lhes perguntaram: Quem vos deu ordem para edificar esta casa, e completar este muro?
4 Ainda lhes perguntaram: Quais são os nomes dos homens que constróem este edifício?
5 Os olhos do seu Deus, porém, estavam sobre os anciãos dos judeus, de modo que eles não os impediram, até que o negócio se comunicasse a Dario, e então chegasse resposta por carta sobre isso.


Quando lemos os livros dos profetas Zacarias e Ageu, notamos que o povo precisava de novo ânimo para a continuidade da obra. Tantas investidas contra, tentativas de barrar a obra, cada dificuldade vivida trazia ao povo uma sensação de que algo não daria certo. Como acontece com cada um de nós, que vemos as dificuldades e pensamos que não vai ter solução, parece que o tempo passou, ou até pode ser que ainda venha o tempo certo, parece que a hora não é apropriada agora. E desanimamos, mesmo depois de observamos muitas confirmações de que realmente devemos seguir em frente. É nesse momento que o Senhor levanta pessoas ou permite outras situações para que possamos entender que devemos continuar.

Não há problema em desanimar. É algo que pode acontecer, mesmo contra nossa vontade. O problema é se entregar a esse desânimo e deixar ele dominar. É deixarmos de lado o que devemos fazer, por conta desse desânimo. Ainda que em "velocidade menor", precisamos seguir fazendo a obra. O povo tinha esse direcionamento, mas começou a descuidar da Casa do Senhor. As outras construções caminhavam, mas como a investida contra a Casa do Senhor parecia maior (já que, principalmente naquele tempo, o poder religioso estava muito unido com a questão política), aos poucos a obra foi tendo o ritmo menor. A profecia de Ageu mostra isso com detalhes e cito ele como exemplo por seu livro ser menor e se você quiser conferir, a leitura é rápida! Claro que ler Zacarias é importante também, já que ele profetizou na mesma época, mas ao ler Ageu você verá com detalhes essa situação de "parar a obra" da Casa do Senhor. E a mensagem do profeta é: Reconstruam!

Não vou dizer que você não pode desanimar. Mas quero te dizer que não se entregue a esse desânimo. Não deixe a situação ficar ainda mais complicada, por conta de um desânimo diante de dificuldades. Não se entregue a isso! Lute para encontrar a forma de agir sempre debaixo da vontade do Senhor para sua vida! E Ele mesmo dará a confirmação, mudando a situação no tempo apropriado. Muitas vezes a situação não é mudada porque não avançamos! Há outros momentos que realmente devemos esperar. Mas se este é momento de ir na direção do milagre, vá! Quando o Maná caiu, não caiu direto na mesa ou na boca de cada um! Era preciso ir ao campo para buscar! Se o Senhor confirma o que você deve fazer, não fique "atolado" na dificuldade que tenta tirar de você o foco do milagre do Senhor! Vá na direção do milagre. Só espere se o próprio Senhor confirmar que é para esperar, claro. Mas se for para ir ao campo buscar o Maná, vá e viva o milagre do Senhor!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 29/09/11 por e-mail.