O que precisamos observar na oração?

19/09/2011

 

Oramos e aguardamos que algo aconteça. Sempre que oramos, no mínimo, queremos sentir a presença do Senhor, sentir um aconchego, uma paz, quando não aguardamos uma resposta a respeito de uma inquietação.

Esta é a quarta semana que escrevemos sobre algo que precisamos observar quando oramos. Nossa primeira observação foi que, quando oramos, devemos aguardar que o Senhor manifeste a vontade Dele e não a nossa! Na segunda, que devemos orar em nome de Jesus. Semana passada, começamos a escrever sobre o SE, observando a primeira parte do versículo 7 do capítulo 15 de João.

Continuo insistindo: o que estamos escrevendo não está ordem de importância (até porque não vemos ordem de importância nestas observações), mas são pontos que devemos observar em nossas orações.

Continuamos a escrever sobre o "SE":

Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. - João 15.7

SE - condicional. Se algo acontecer assim, devemos agir de tal forma...

Usamos o mesmo texto da semana passada. Mas agora, vamos observar a segunda parte do versículo, também parte da condicional do SE:

Jesus disse aos discípulos que era necessário que a palavra Dele permanecesse neles para que esperassem a resposta de uma oração. Era necessário conhecer, anunciar para outras pessoas esse conhecimento e viver pessoalmente a vontade Dele.

Para que a palavra de Jesus possa realmente permanecer em nós, precisamos nos dedicar na prática de leitura da Bíblia toda e não apenas dos Evangelhos, pois Jesus não veio para revogar o Antigo Testamento, mas para cumprir e nos dar a chance de, através Dele, chegarmos ao Pai. Não teremos como viver ou anunciar a mensagem da Bíblia se não conhecermos. Muitas pessoas acreditam conhecer a Bíblia e afirmam muitos absurdos, dizendo que está na Bíblia, quando não está. Ou é diferente, quer seja pela observação do contexto do texto (um versículo sozinho pode dizer algo diferente do que na verdade ele está dizendo se observarmos o contexto do mesmo texto), quer porque está escrito diferente ou porque nem mesmo está escrito!

Convido a você para se dedicar na leitura da Bíblia. No nosso portal, temos 3 planos de leitura da Bíblia para completar a leitura do livro Sagrado em um ano. Além disso, enviamos porções diariamente da Bíblia, sem a preocupação de completar a leitura do texto Sagrado em um determinado período de tempo. Enviamos para quem se cadastra para receber. Se você quiser dar uma olhada nos planos de leitura que temos (sugeridos para: Novos Convertidos, Cronológica e Sequencial, ou o de Porções Bíblicas), clique aqui, escolha a língua que gostaria de ler a Bíblia (temos em Português e Espanhol), escolha o plano que preferir, preencha o formulário e envie! Nos planos de leitura, iniciamos a indicação no dia 01 de Janeiro. Mas não tem problema começar a ler agora! O problema é deixar de ler.

Conhecendo a Palavra e vivenciando o que a Bíblia nos chama a viver, podemos orar e aguardar a resposta da parte do Senhor, pois a Sua palavra vai permanecer em nós.

A palavra PERMANECER em nós quer dizer que permeia nossa vida como um todo, norteia nossos pensamentos e atitudes, nossa fala e cada momento nos peeocupamos em realizar a vontade do Senhor.

SE - Permanecermos no Senhor;

SE - Sua palavra permanecer em nós;

ASSIM, DESSA FORMA, podemos orar e aguardar uma resposta da parte de Deus, mesmo que seja o Seu "silêncio", para nos tratar, como já escrevemos em mensagens anteriores. SE acontecer isso (permanecermos no Senhor e Sua palavra permanecer em nós), veremos o melhor da parte do Senhor.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 19/09/11 por e-mail.