O que precisamos observar na oração?

12/09/2011

 

Oramos e aguardamos que algo aconteça. Sempre que oramos, no mínimo, queremos sentir a presença do Senhor, sentir um aconchego, uma paz, quando não aguardamos uma resposta a respeito de uma inquietação.

Esta é a terceira semana que escrevemos sobre algo que precisamos observar quando oramos. Nossa primeira observação foi que, quando oramos, devemos aguardar que o Senhor manifeste a vontade Dele e não a nossa! E a segunda, que devemos orar em nome de Jesus.

Continuo insistindo: o que estamos escrevendo não está ordem de importância (até porque não vemos ordem de importância nestas observações), mas são pontos que devemos observar em nossas orações.

Hoje e semana que vem, permitindo o Senhor, vamos escrever sobre o "SE":

Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito. - João 15.7

SE - condicional. Se algo acontecer assim, devemos agir de tal forma...

O texto Bíblico revela que devemos permanecer no Senhor. Isso quer dizer: aceitar a Jesus como Único e Suficiente Salvador, deixar de lado a busca por deuses ou representação de deuses, buscando só ao Senhor, buscar uma vida de santidade, rejeitando o pecado e buscando realizar a vontade do Senhor..., e essa lista, na verdade, pode ser resumida da seguinte forma: deixar a prática do erro e viver debaixo da graça.

A primeira parte desse SE é essa: temos que permanecer no Senhor. Se não fazemos Sua vontade (muitas vezes, até por falta de conhecimento), como podemos achar que estamos Nele? Se estamos Nele, como no exemplo da árvore do capítulo 15 de João, somos alimentados por Ele e devemos produzir o que seja de acordo com essa ligação. Uma árvore que seja produora de goiabas não poderá dar jaboticabas! Para mim, seria pessoalmente um sonho, pois gosto das duas frutas, mas não é possível! Não podemos achar que estamos ligados ao Senhor se não realizamos Sua vontade ou se não rejeitamos a prática do pecado.

Logo, se queremos ter respostas da parte do Senhor quando oramos, precisamos estar ligados com Ele, buscando Sua vontade e realizando o Seu querer. Se estivermos ligados ao Senhor, podemos aguardar Sua resposta.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 12/09/11 por e-mail.