A oração pode mudar

25/07/2011

 

"Disse o homem: Deixa-me ir, porque já vem rompendo o dia. Jacó, porém, respondeu: Não te deixarei ir, se me não abençoares" - Gênesis 32.26

Li um texto muito interessante sobre oração e quero compartilhar:

Dois homens conversavam a respeito da oração. Disse um deles:

"Eu posso orar de tal modo, que consigo mover o braço de Deus."

"Eu também já orei dessa forma", respondeu-lhe o outro, "mas também aprendi a orar para que o braço de Deus possa mover a mim."


A oração serve a ambas as coisas. Quando oramos, algo acontece a nosso favor, mas algo também acontece dentro de nós e nos leva a uma atitude.

No texto Bíblico que motiva esta meditação, vemos Jacó, o antigo patriarca da Bíblia, em um momento decisivo de sua vida (quando voltava pra casa, depois de anos sem ver o irmão, Esaú - sabemos bem a história desses dois e o que Esaú poderia querer fazer com seu irmão), ele travou uma luta com um homem (que parece ter sido mesmo enviado por Deus - um anjo, para acalmar Jacó naquele momento de crise e dar força para ele seguir no caminho que estava), e terminou essa luta agarrando-se a esse homem. E, nesse meio tempo, Jacó foi transformado.

Quando começou a lutar, o seu nome era Jacó; no final da luta, tornou-se Israel. Mas não foi somente o nome que mudou. Através da luta, ele se tornou um novo homem.

A luta física de Jacó terminou em uma oração! Ele pede para ser abençoado! É aí que acontece definitivamente a mudança no seu nome e a expectativa dele passa a ser nova, inclusive com uma marca para lembrar daquele evento (saiu mancando).

Quando nos aproximamos de Deus em oração, com sinceridade de coração, nossa vida muda. Podemos ver as coisas ao nosso redor acontecendo, mas algo dentro de nós, especificamente em nós, vai mudar. Não seremos mais os mesmos. Teremos marcas. Marcas de santidade, de rejeitar o pecado, de buscar cada vez mais o Senhor.

A oração verdadeira santifica aquele que ora. Ela tem uma força capaz de operar maravilhas. A oração verdadeira é uma grande obra. Jamais saberemos, neste mundo, todas as coisas extraordinárias que aconteceram como resultado direto de uma oração. Quando depositamos as nossas necessidades e problemas diante de Deus, em nome de Jesus, tudo pode acontecer. Tudo mesmo! Uma vez que a oração move o braço de Deus a nosso favor, vemos as coisas acontecendo ao nosso redor (quer seja com outras pessoas ou conosco) e, muitas vezes, nos move de uma forma que jamais sonhamos: nos move na direção da vontade do Senhor. Muda nossa vida, nos muda profundamente. Muitas vezes, esperamos as coisas acontecerem quando oramos. Mas Deus quer, muitas vezes, mudar em nós as coisas. Deixe Ele agir.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 25/07/11 por e-mail.