O milagre pode ir além...

22/03/2011

 

Atos dos Apóstolos 16.27-34

27 Ora, o carcereiro, tendo acordado e vendo abertas as portas da prisão, tirou a espada e ia suicidar-se, supondo que os presos tivessem fugido.
28 Mas Paulo bradou em alta voz, dizendo: Não te faças nenhum mal, porque todos aqui estamos.
29 Tendo ele pedido luz, saltou dentro e, todo trêmulo, se prostrou ante Paulo e Silas
30 e, tirando-os para fora, disse: Senhores, que me é necessário fazer para me salvar?
31 Responderam eles: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
32 Então, lhe pregaram a palavra de Deus, e a todos os que estavam em sua casa.
33 Tomando-os ele consigo naquela mesma hora da noite, lavou-lhes as feridas; e logo foi batizado, ele e todos os seus.
34 Então, os fez subir para sua casa, pôs-lhes a mesa e alegrou-se muito com toda a sua casa, por ter crido em Deus.

Paulo e Silas estavam presos. Mesmo diante do infortúnio, continuaram buscando ao Senhor. No tempo dessa busca, o Senhor os libertou da prisão. O milagre tinha acontecido, eles estavam livres! Podiam ir embora, pois o Senhor os libertou! Talvez muitos de nós, diante de um livramento desses, rapidamente tomaríamos a direção da saída e iríamos testemunhar por muito tempo o livramento do Senhor.

Os dois mesmo poderiam ter ido embora. Pedro, quando preso e libertado de forma milagrosa fez o que? Foi embora, guiado pelo anjo (leia Atos 12.1-19). Mas Paulo e Silas entenderam que deveriam ficar. Entenderam que ainda havia algo por fazer naquele lugar. E tão logo o carcereiro do turno acordou e viu o que tinha acontecido, ficou claro o que ainda havia por fazer: impedir a morte de um homem e mais - levar a salvação para ele e sua casa!

Buscando o Senhor e vivendo de acordo com Sua vontade, podemos experimentar essas coisas. O Senhor poderá falar com voz audível, ou através de uma pessoa (até por animal), ou ainda, apenas gerar em nosso coração o desejo de fazer algo. Quem sabe que outras formas que o Senhor pode usar? O Criador de todas as coisas pode criar uma forma nova! Agora, sobre o toque no coração, vale ressaltar: como nosso coração pode nos enganar (Jeremias 17.9-10), precisamos ter a "sintonia fina" com o Senhor em ordem, para o caso Dele nos falar ao coração! Aí, discernindo a vontade do Senhor, podemos saber se o milagre já está completo e é hora de anunciar e agir, ou se ainda há o que precisa ser feito, para completar esse milagre, para que o Senhor possa ainda agir em nós e através de nós. Que possamos sempre discernir e agir na hora certa, de acordo com a vontade do Senhor.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 22/03/11 por e-mail.