Busque ao Senhor e intentos errados serão transformados em bênção!

01/03/2011

 

Atos dos Apóstolos 16.19-26

19 Ora, vendo seus senhores que a esperança do seu lucro havia desaparecido, prenderam a Paulo e Silas, e os arrastaram para uma praça à presença dos magistrados.
20 E, apresentando-os aos magistrados, disseram: Estes homens, sendo judeus, estão perturbando muito a nossa cidade,
21 e pregam costumes que não nos é lícito receber nem praticar, sendo nós romanos.
22 A multidão levantou-se à uma contra eles, e os magistrados, rasgando-lhes os vestidos, mandaram açoitá-los com varas.
23 E, havendo-lhes dado muitos açoites, os lançaram na prisão, mandando ao carcereiro que os guardasse com segurança.
24 Ele, tendo recebido tal ordem, os lançou na prisão interior e lhes segurou os pés no tronco.
25 Pela meia-noite Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, enquanto os presos os escutavam.
26 De repente, houve um tão grande terremoto que foram abalados os alicerces do cárcere, e logo se abriram todas as portas e foram soltos os grilhões de todos.

Depois que a "fonte de lucro" com adivinhações foi liberta, quem tinha seu lucro, resolveu que Paulo e Silas já tinham incomodado demais. Alegaram que eles pregavam costumes errados. Mas o problema não era esse! Afinal, Paulo e Silas já estavam pregando há algum tempo por lá (Atos 16.18). O problema não era a pregação ou os costumes. Isso foi a desculpa que encontraram para que os dois fossem presos, para que eles pudessem "se vingar" da perda financeira. Se a questão dos costumes fosse realmente tão importante, eles teriam falado contra Paulo e Silas antes... O zelo os teria impelido... Mas entendo que não foi esse o motivo, foi apenas a desculpa que encontraram para que o intento da prisão fosse levado a cabo.

Quantas pessoas usam a questão religiosa para atacar, quando na verdade estão com outros planos e outras intenções. Mas se vestem com um certo moralismo, parecem realmente preocupadas com a questão religiosa, e conseguem até mesmo enganar as pessoas, que pensam mesmo que elas estão preocupadas com a questão da fé e da religiosidade, quando elas estão apenas usando isso para ter algum proveito em rixas pessoais. E parecem espirituais...

Paulo e Silas não se abateram! Continuaram firmes e seguiram buscando ao Senhor. Se não iam pregar, louvavam, oravam e buscavam ao Senhor. Quantas pessoas desanimam diante de dificuldades que trazem complicações para realizar a obra e acabam se entregando ao desânimo. Acredito que em alguns momentos, bater esse desânimo acaba sendo normal da condição humana. O problema é quando nos entregamos a esse desânimo e perdemos de vista que, mesmo que não possamos fazer o que estávamos fazendo, ainda assim podemos buscar ao Senhor! Ou até fazer outras coisas. No caso de Paulo e Silas, oraram e louvaram. E o texto revela que a prisão foi abalada, as portas se abriram e as correntes (ou o que era usado para prender) não prendiam mais. Como eles não se entregaram ao desânimo diante da situação e buscaram ao Senhor, Ele agiu! Que possamos ter a mesma disposição: mesmo que o desânimo venha diante das dificuldades, que possamos passar por cima dele, fazer outras coisas, ou deixar de lado o "fazer" para buscar ao Senhor e deixar Ele agir da melhor forma. Pode ser que as dificuldades sejam uma forma de Deus nos chamar para outra realização, para que Ele mesmo possa agir em nós e através de nós. Ou, se não for isso, sei que se buscarmos ao Senhor e vivermos de acordo com o Seu querer, Ele irá reverter o quadro e mesmo que uma maldade seja pensada contra nós, Ele irá transformar em bênção! Creia, realize em o Nome do Senhor e Busque ao Senhor, sempre!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 01/03/11 por e-mail.