Momentos na oração

28/02/2011

 

É claro que não há uma "fórmula" para a oração. Esse é um momento de conversa com Deus. Mas se pudermos observar alguns momentos durante nossa oração, não vejo que exista problemas, desde que não tenhamos como a "fórmula" ou "única forma" para tal:

Louvor: Devemos iniciar sempre as nossas orações com frase de louvor e gratidão ao nosso Deus.

Confissão: Ao nos aproximarmos do Senhor, devemos reconhecer as nossas limitações e nossas imperfeições. Na confissão de pecados, o nosso coração se abre para a ação do perdão de Deus.

Ação de Graças: “em tudo dai Graças...” 1Ts 5.8

Petição e Clamor: Este é o momento onde, com muita sinceridade e humildade, buscamos alcançar as bênçãos de Deus, através da petição e súplica.

 Por que orar?

Sabemos que Deus caminha conosco, temos fé no Senhor, mas qual é o papel da oração nas nossas vidas?

° Oramos porque precisamos de Deus, de falar com Ele, e de ouvi-lO também.

° Oramos porque orar é algo natural no ser humano. As pessoas acabam "falando" com "alguém" em momentos de dificuldade e essa atitude pode demonstrar a questão da oração ser algo natural no ser humano. Não é o "falar sozinho" (que uns praticam mais que os outros), mas uma forma de petição em alguns momentos. Orar é uma capacidade e também uma necessidade dada pelo próprio Deus, tal como respirar ou alimentar-se.

° Temos necessidade de falar com o nosso Criador.

° Oramos porque desejamos estar perto de Deus, e não seremos bem sucedidos em nossa fé, se não orarmos. Foi o próprio Jesus quem nos ensinou a orar (Mt 6.9-13).

Oramos porque percebemos na palavra de Deus: “sem mim nada podeis fazer”. (Jo 15.5).
 
 O que é a oração?
 
A. Oração é um encontro entre você e Deus (Mt 6.6)
Necessitamos de momentos onde o nosso ser se encontra diariamente com Deus em uma profunda comunhão.
 
B. Oração é uma experiência comunitária  (I Tm 2.1)
A oração comunitária fortalece não só a nossa vida, mas também a de nossos/as irmãos/as. Portanto a nossa participação nos trabalhos da igreja se torna muito importante, pois juntos estamos unidos no mesmo propósito de buscar a Deus.
 
C. Oração: Prática Diária
É importante que a oração seja uma prática diária na nossa vida. Na prática da oração, nós crescemos em harmonia com o Autor da nossa fé.
 
Na próxima semana, permitindo o Senhor, iremos escrever sobre a prática comunitária da oração, tendo como base de testemunho para tal prática alguns textos do livro de Atos dos Apóstolos.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 28/02/11 por e-mail.