Oração - prática individual e comunitária

21/02/2011

 

Sabemos que as formas de orar podem ser as mais variadas, uma vez que orar é falar com o Senhor, é abrir o coração diante do Pai. Mas existem algumas formas clássicas de orar, sobre as quais escrevemos um pouco abaixo:
 
Súplica – Trata-se daquela nossa oração individual de crise ou tribulação. Na súplica, somos levados a pedir a Deus livramento da angústia que nos atormenta. É neste tipo de coração que lamentamos, choramos, ‘reclamamos’ e pedimos por uma ação interventora de Deus. Graças a misericórdia divina, podemos com confiança apresentar as nossas súplicas a Deus, pois Ele tem cuidado de nós. Boa parte do livro dos salmos (canções e/ou orações) é composta por orações de suplica.

Intercessão – Este tipo de oração nos permite praticar o amor ao próximo. É através da intercessão que deixamos de olhar para nós e começamos a pedir e nos preocuparmos com as outras pessoas. Sem a intercessão nossas orações poderão ter um tom egoísta. Falta assunto para você orar? Experimente fazer uma lista de assuntos de intercessão para seus amigos e parentes e mais os seus irmãos da igreja.

Petição – Talvez você pense que se trata de súplica. Não! A oração de petição é aquela que envolve os nossos pedidos do dia que não refletem a urgência de uma crise. Neste tipo de oração colocamos diante de Deus nossas perspectivas e projetos de vida. Pedimos uma melhor oportunidade de emprego, vitória sobre um obstáculo, um aumento, passar no vestibular, entre tantos outros pontos e assuntos.

Gratidão – Em nossa oração individual não deve faltar o momento de gratidão. Frequentemente somos tão abençoados que nos tornamos insensíveis para agradecer as bênçãos do dia a dia. Passamos a notar apenas as grandes intervenções de Deus em nossa história e perdemos a perspectiva de pequenos eventos que também mostram o cuidado e o amor do Senhor. Você tem onde morar? Tem o que vestir e comer? Tem onde dormir? Quantas vezes já agradeceu por isto?

Como escrevi na oração de Súplica, percebemos que o livro dos Salmos é um livro de orações/canções. Encontramos modelos de oração, assim, nesse livro, e apresento algo abaixo:
 
oração de louvor Sl 8.9
oração de clamor e angústia Sl 4.1
oração de confiança Sl 51.1-2
oração de ação de graças Sl 75.1
oração de fé e confiança Sl 23.1


Na próxima semana, permitindo o Senhor, vamos escrever algo sobre os momentos da oração.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 21/02/11 por e-mail.