Oração - prática individual e comunitária

14/02/2011

 

Falando um pouco sobre Oração como prática individual:

Escolha um lugar solitário – Por que estar sozinho? Neste tipo de oração somos nós mesmos. É em momentos de oração assim que podemos a abrir o nosso coração. Deus nos conhece totalmente, sem máscaras, sem disfarces ou meias verdades. Na oração individual podemos falar e confessar o nosso erro, seja qual for. A sós podemos desfrutar de uma estreita intimidade com Deus. Trata-se de relacionamento entre Pai e filho/a. O segredo da solidão e a calma do nosso lugar de oração ou de outro lugar onde ninguém mais lhe ouve a não ser Deus, é um requisito para uma oração individual. Você deve ter um lugar tranquilo onde frequentemente você possa estar a sós com Deus.
 
É Certo escolher Horário? Alguns crentes, erroneamente, atribuem um valor especial a oração que é feita de madrugada. Na verdade, o horário que oramos não tem ligação com a eficácia da nossa oração. Encontramos Jesus orando nas diversas horas do dia, períodos curtos e períodos longos. Creio firmemente que o Espírito Santo de Deus nos convida a orar, e você ao perceber tal convide nunca deve deixar para depois.
 
Um outro aspecto a ser ressaltado é a necessidade de sermos bons gerentes do nosso tempo. Se você analisar direitinho vai descobri vários espaços que podem ser dedicados à oração. E se você é daqueles que de vez em quanto tem insônia, dê um grande aleluia e diga: obrigado Deus, hoje terei tempo para orar!
 
Na próxima semana vamos seguir no assunto, tratando sobre algumas formas de oração e, claro, logo vamos caminhar no nosso tema proposto um pouco mais, já que hoje escrevemos um pouco sobre oração individual e logo escreveremos também sobre oração coletiva.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 14/02/11 por e-mail.