Oração - prática individual e comunitária

07/02/2011

 

Qualquer pesquisa que nos coloquemos a fazer pelas páginas da Bíblia, sobre qualquer tema, não vai demorar para encontrarmos algo relacionado com a oração, mesmo que essa não seja nossa motivação inicial em uma pesquisa qualquer. Por isso, sempre que nos dedicamos a falar ou escrever sobre Oração, não podemos pensar em falar tudo, dar a última palavra sobre o tema. Sempre teremos algo mais pra falar ou aprender!
 
Nós, quer seja na igreja, em casa ou em grupos de oração, devemos nos dedicar a períodos de oração, tanto individualmente como em grupo. E quando oramos em “grupo”, podemos orar no mesmo espaço, no mesmo local, juntos, ou podemos fazer parte de um grupo onde cada pessoa poderá dedicar momentos diferentes para orar, mas esse grupo sempre estará em concordância, orando por motivos específicos. Isso acontece com o nosso Grupo de Oração no Compartilhando na Web: não marcamos hora pra orarmos juntos, cada pessoa está em um lugar diferente e em denominações diferentes! Mas oramos com o mesmo propósito a partir do envio de uma mensagem para um grupo. E sempre que você puder, indique esse nosso grupo de oração para outras pessoas, quer seja apenas contando pra elas o que compartilhamos por aqui (se com quem você falar seja alguém que não mexe com a Internet), quer seja para indicar o site http://www.ministeriocompartilhando.com.br para que elas façam parte do grupo, recebendo essas nossas mensagens com os pedidos de oração que são enviados para o nosso site!
 
Mas, voltando ao tema de nossas meditações: Oração!
 
Em nossa mensagem de hoje, a primeira realidade que quero lembrar para você é que a Bíblia nos mostra que oração não é uma prática esporádica na vida dos filhos e filhas de Deus. Se olharmos para Jesus, veremos que ele frequentemente dedicava tempo para orar. Ora, se Jesus é o modelo a ser imitado por nós, fica claro que nossa vida de oração necessita ser examinada e comparada com esse modelo.
 
Como escrevi anteriormente, poderíamos ter muitas direções e muito assunto para escrever ou falar sobre Oração e ainda assim não esgotar o tema! Como a proposta do texto atual é delimitada por seu título, aqui faremos algumas observações sobre dois aspectos da vida de oração: A oração individual e a coletiva. E nas próximas semanas vamos escrever sobre o tema, permitindo o Senhor, sempre lembrando que neste momento não queremos esgotar o assunto. Poderemos, no futuro, voltar ao mesmo ponto e escrever ou falar muito mais!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 07/02/11 por e-mail.