O registro histórico para comprovar

20/01/2011


Leia Esdras 2


Como o texto é um pouco longo, apenas citamos por aqui a passagem e recomendamos acima o link para que você possa ler o texto na Bíblia que temos no Compartilhando Na Web. Recomendamos que você faça mesmo a leitura, através do link ou na Bíblia com a versão de sua preferência. Pode parecer cansativo, ou até sem importância, mas é muito interessante conhecer essas passagens que se mostram como fontes de comprovação da história.
 
Como cita nomes, de pessoas e famílias, o texto pode permitir a observação histórica. Muitos achados arqueológicos, ao contrário do que se pensava, acabam confirmando os textos Bíblicos e alguns estudiosos já se rendem para fazer a comparação dos eventos que encontram com o que a Bíblia diz, quando fazem suas escavações em locais especificamente das histórias da Bíblia. Textos como esse de hoje nos dão a certeza da verdade histórica de tais eventos e quem faz estudos, escavações e afins, poderá confirmar tal situação.
 
Ciências e Estudos Arqueológicos sempre parecem trazer ideias de que poderá ser possível desmentir a Bíblia. E quando algo parece ir nesse caminho, ganha ampla repercussão, criando cada vez mais "brigas" entre "fé" e "ciência" ou estudo da "história". Quando a descoberta vai por outro caminho, some a tal repercussão...

Não vejo uma "briga" entre ciência, fé e história. Vejo que é possível o encontro, quando cada área não tenta desmentir a outra, mas colaborar com a fonte de conhecimento. E, pelo texto de hoje, vemos que é importante fazer registros históricos de eventos e momentos, para que a história possa contar realmente como aconteceu para os que ainda virão, até que o Senhor venha. Assim, não entre na "pilha" da tentativa de desmentir história, fé ou ciência. Se a pesquisa for feita da forma correta, os pontos de convergência podem ajudar a entender cada vez mais as coisas do Senhor. A Natureza fala sobre Ele. A História fala sobre Ele. A ciência fala sobre Ele, quando não tenta negar Sua existência, claro! Que o Senhor possa se revelar em tudo, como quiser e que nós possamos dar a devida importância aos registros históricos, pois eles podem ajudar em nossa pregação, pois muitos já confirmam que os textos Bíblicos são historicamente muito exatos! Não é "história de conto de fadas" ou "devaneio de alguns". A Bíblia é um livro que comprova e se comprova historicamente. Para avançar no entendimento, é preciso ler com fé e querendo entender coisas espirituais, claro, mas as confirmações históricas dão testemunhos da realidade de coisas que não se podem ver, que avançamos por fé.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 20/01/11 por e-mail.