Somos chamados para pregar e viver a Sã Doutrina

03/11/2010

 

Tito 2.1-10

1 Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina.
2 Exorta os velhos a que sejam temperantes, sérios, sóbrios, sãos na fé, no amor e na constância;
3 as mulheres idosas, semelhantemente, que sejam reverentes no seu viver, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras do bem,
4 para que ensinem as mulheres novas a amarem aos seus maridos e filhos,
5 a serem moderadas, castas, operosas donas de casa, bondosas, submissas a seus maridos, para que a palavra de Deus não seja blasfemada.
6 Exorta, semelhantemente, os moços a que sejam moderados.
7 Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade,
8 linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se confunda, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
9 Exorta os servos a que sejam submissos a seus senhores em tudo, sendo-lhes agradáveis, não os contradizendo
10 nem defraudando, antes mostrando perfeita lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador.


Tito é muito pouco conhecido. Deveria, claro, ser companheiro de Paulo, mas não vemos indicações sobre ele em outros livros da Bíblia. Como ele não era circuncidado (Gálatas 2.3), ele era grego e convertido ao cristianismo possivelmente em pregação de Paulo.

Apesar de não encontrarmos indicações em outra parte da Bíblia, vemos por Tito 1.5 que Paulo e Tito estiveram em Creta. Essa viagem provavelmente aconteceu em algum momento durante 63-64 d. C., após a libertação de Paulo de sua primeira prisão em Roma. Como tinha pouco tempo (a qualquer momento poderia ser preso novamente), Paulo deixou Tito em Creta para cuidar de novas igrejas. Então o apóstolo partiu para outras áreas de trabalho. Em algum momento a caminho de Nicópolis, na Grécia (3.12), ele escreveu para Tito.

Na parte da carta que motiva esta meditação, Paulo dá instruções para que se observe e viva a Sã Doutrina, e como levar essa mensagem para outras pessoas. Mais que falar para outras pessoas, algo que é muito importante, Paulo dá orientações de como viver nessa Sã Doutrina.

Precisamos pregar, alertar, anunciar. Mas também precisamos viver, testemunhar a mensagem do Senhor. Não podemos deixar de unir Pregação com Testemunho. Muitas vezes, vivendo o certo, ainda há quem encontre alguma interpretação errada diante de nossas atitudes! Imagina se não vivermos o que pregamos! Por isso, que possamos pregar e viver de acordo com a Mensagem do Evangelho. E mesmo que as pessoas acabem interpretando nossa vida de forma errada com base em informações equivocadas ou interpretações erradas, ainda assim não deixemos de viver o que pregamos e contiuemos anunciando! Devemos mudar se houver algo errado em nosso testemunho. Se não houver isso, continuemos a viver e a pregar. Não podemos responder pela interpretação das pessoas! Respondemos pelo que fazemos de fato e temos que viver a Mensagem que anunciamos do Evangelho!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 03/11/10 por e-mail.