Somos chamados para ficar firmes nos ensinamentos

08/09/2010


2 Tessalonicenses
2.13-17

13 Mas nós devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos, amados do Senhor, porque Deus vos escolheu desde o princípio para a santificação do espírito e a fé na verdade,
14 e para isso vos chamou pelo nosso evangelho, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo.
15 Assim, pois, irmãos, estai firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra, seja por epístola nossa.
16 E o próprio Senhor nosso, Jesus Cristo, e Deus, nosso Pai, que nos amou e pela graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança,
17 console os vossos corações e os confirme em toda boa obra e palavra.


Com os irmãos para quem Paulo escreve esta carta, há uma preocupação: parece que existe a possibilidade de enganadores falando sobre o Dia do Senhor. Pouco antes do texto que motiva nossa meditação de hoje, Paulo está dando instruções sobre o assunto. Isso quer dizer que, no mínimo, havia algum movimento tentando fazer as pessoas entenderem as coisas sobre o Dia do Senhor de forma diferente da que ele tinha ensinado. Inclusive, os estudiosos da Bíblia entendem que cartas como esta podem ter sido escritas e enviadas em nome de pessoas ligadas ao Evangelho (como Paulo), mas que outros escreveram, tentando usar da autoridade daquele por quem se passavam! E muitas vezes escreviam doutrinas erradas, tentando fazer parecer que eram instruções sérias. Assim, Paulo faz toda uma observação, inclusive citando que instruções diferentes da que ele passou não deveriam ser levadas em conta.

Talvez essa recomendação esteja valendo para nossos dias. Não porque iremos receber orientações erradas de pessoas que tentam se passar por outras, mas porque muitos "ministros" do Evangelho, reconhecidos no Brasil e no Mundo, estão falando tantas coisas absurdas, tentando legitimar com a Bíblia suas afirmações, suas vontades. E alguns ainda entendem que há seriedade nas suas palavras! Estão orientando de forma errada e ainda conseguem quem ache que há algum sentido, Biblicamente falando. Claro que isso não é novo! Mas precisamos tomar cuidado com esse processo que tem se mostrado mais aparente em nossos dias, só não vê quem não quer! E, mesmo que não seja novo, é algo que temos que tomar cuidado, até porque se não é novo e ainda acontece, conseguindo enganar muitos, é porque temos mesmo que tomar cuidado!

Mas através deste site e de nossas mensagens (pessoalmente, nas comunidades, ou via internet), nos preocupamos em falar aquilo que vemos realmente na Bíblia. Como foi com Paulo, temos a preocupação de orientar para o que vemos nas páginas da Bíblia. Não queremos mudar a Bíblia, mas querermos ser transformados por ela! Acima de uma religiosidade ditada por padrões sociais, mas indo em direção do que realmente temos como discernimento das coisas de Deus para nós!

Dessa forma, como Paulo queremos dar graças a Deus pela vida de cada pessoa que lê estas mensagens. Acreditamos que aqueles que já conhecem ao Senhor e fazem a leitura destes textos, entendem a necessidade de conhecer e viver mais e mais a vontade do Senhor. Assim, estarão sempre firmes nos ensinamentos do Senhor. E quem lê mas por algum motivo ainda não segue totalmente nos caminhos do Evangelho, nestes textos encontra o convite e a demonstração que vale a pena. Assim, dou graças a Deus por sua vida e espero que você possa conhecer e viver cada vez mais os ensinamentos do Senhor em sua vida!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 08/09/10 por e-mail.