Quando acontecer, acredite!

03/08/2010


Atos dos Apóstolos 12.9-19

9 Pedro, saindo, o seguia, mesmo sem compreender que era real o que se fazia por intermédio de um anjo, julgando que era uma visão.
10 Depois de terem passado a primeira e a segunda sentinela, chegaram à porta de ferro, que dá para a cidade, a qual se lhes abriu por si mesma; e, tendo saído, passaram uma rua, e logo o anjo se apartou dele.
11 Pedro, então, tornando a si, disse: Agora sei verdadeiramente que o Senhor enviou o seu anjo, e me livrou da mão de Herodes e de toda a expectativa do povo dos judeus.
12 Depois de assim refletir, foi à casa de Maria, mãe de João, que tem por sobrenome Marcos, onde muitas pessoas estavam reunidas e oravam.
13 Quando ele bateu ao portão do pátio, uma criada chamada Rode saiu a escutar;
14 e, reconhecendo a voz de Pedro, de gozo não abriu o portão, mas, correndo para dentro, anunciou que Pedro estava lá fora.
15 Eles lhe disseram: Estás louca. Ela, porém, assegurava que assim era. Eles, então, diziam: É o seu anjo.
16 Mas Pedro continuava a bater, e, quando abriram, viram-no e pasmaram.
17 Mas ele, acenando-lhes com a mão para que se calassem, contou-lhes como o Senhor o tirara da prisão e disse: Anunciai isto a Tiago e aos irmãos. E, saindo, partiu para outro lugar.
18 Logo que amanheceu, houve grande alvoroço entre os soldados sobre o que teria sido feito de Pedro.
19 E Herodes, tendo-o procurado e não o achando, inquiriu as sentinelas e mandou que fossem justiçadas; e descendo da Judéia para Cesaréia, demorou-se ali.


Pedro sai da prisão! Está livre! De froma milagrosa, a ponto dele achar que era apenas uma visão, algo que poderia acontecer. Mas quando está do lado de fora e não vê mais o anjo, tem certeza que foi liberto!

Vai procurar os amigos. Eles estavam em oração, na casa de Maria, mãe de João Marcos (que ainda irá aparecer no texto de Atos). Eles oravam, estavam reunidos, talvez orando por Pedro, não é mesmo? Quando, de repente, alguém bate na porta. A criada da casa vai atender e nem abre a porta! Fica assustada e feliz que Pedro estava ali e sai correndo para dar a notícia. Os demais nem acreditam, até falam sobre ser o anjo de Pedro (de onde surge a ideia de "anjo da guarda", que tinha alguma informação dentro do judaísmo). Mas era Pedro mesmo!

Diante desse relato, fica a dica: acredite quando o Senhor realizar. Muitas vezes, parece tão difícil que quando acontece, não acreditamos. Pedro achou que era apenas uma visão, quando ele estava mesmo sendo libertado. Os que oravam, não acreditavam que Pedro pudesse estar ali. Confie! Creia! Saiba que mesmo diante da maior dificuldade o Senhor pode agir e mudar o quadro de forma total e completa! E mais que acreditar que o Senhor pode fazer, acredite quando acontecer mesmo! Não perca tempo duvidando ou questionando. Se veio do Senhor, louve e viva o melhor de Deus para sua vida!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 03/08/10 por e-mail.