Se vem do Senhor...

06/07/2010


Atos dos Apóstolos 11.1-18

1 Ora, ouviram os apóstolos e os irmãos que estavam na Judéia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus.
2 E quando Pedro subiu a Jerusalém, disputavam com ele os que eram da circuncisão,
3 dizendo: Entraste em casa de homens incircuncisos e comeste com eles.
4 Pedro, porém, começou a fazer-lhes uma exposição por ordem, dizendo:
5 Estava eu orando na cidade de Jope, e em êxtase tive uma visão; descia um objeto, como se fosse um grande lençol, sendo baixado do céu pelas quatro pontas, e chegou perto de mim.
6 E, fitando nele os olhos, o contemplava, e vi quadrúpedes da terra, feras, répteis e aves do céu.
7 Ouvi também uma voz que me dizia: Levanta-te, Pedro, mata e come.
8 Mas eu respondi: De modo nenhum, Senhor, pois nunca em minha boca entrou coisa alguma comum e imunda.
9 Mas a voz respondeu-me do céu segunda vez: Não chames tu comum ao que Deus purificou.
10 Sucedeu isto por três vezes; e tudo tornou a recolher-se ao céu.
11 E eis que, nesse momento, pararam em frente à casa onde estávamos três homens que me foram enviados de Cesaréia.
12 Disse-me o Espírito que eu fosse com eles, sem hesitar; e também estes seis irmãos foram comigo e entramos na casa daquele homem.
13 E ele nos contou como vira em pé em sua casa o anjo, que lhe dissera: Envia a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro,
14 o qual te dirá palavras pelas quais serás salvo, tu e toda a tua casa.
15 Logo que eu comecei a falar, desceu sobre eles o Espírito Santo, como também sobre nós no princípio.
16 Lembrei-me, então, da palavra do Senhor, como disse: João, na verdade, batizou com água; mas vós sereis batizados no Espírito Santo.
17 Portanto, se Deus lhes deu o mesmo dom que dera também a nós, ao crermos no Senhor Jesus Cristo, quem era eu, para que pudesse resistir a Deus?
18 Ouvindo eles estas coisas, apaziguaram-se e glorificaram a Deus, dizendo: Assim, pois, Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para a vida.


Definitivamente, não é novidade! Muitos acham que entendem tudo sobre o Evangelho e questionam quando algo parece estranho ao seu entendimento. Mesmos estes que estavam vivendo os dias de Atos, que hoje muitos buscam e sonham viver, passavam por momentos assim. Talvez uma grande diferença seja o final: o Espírito confirmou, eles foram capazes de entender o recado e glorificar ao Senhor, mostrando que entenderam e mudaram de opinião sobre o que pensavam antes!

Sempre que algo parece estranho, questionamos. Isso não é ruim! O ruim é nos fecharmos para a possibilidade que aconteceu acima: o que parecia estranho, era correto! Temos que, como aqueles seguidores do Sehor em Atos, avaliar se não estamos apenas agindo com "pré-conceito" a respeito de algo ou se realmente temos razão em nossa inquietação!

Quando for necessário rever conceitos, o faça! Em tudo em sua vida! Não se mantenha em um pensamento apenas porque você começou com ele. Talvez ele tenha tido seu espaço, seu lugar, mas se for necessário mudar, mude! Claro que sempre debaixo da orientação do Senhor e não apenas mudar por mudar ou porque nos é conveniente! Não se feche para o agir do Senhor e deixe Ele operar em você e através de você. Deixe Ele operar e permitir a você reconhecer o melhor caminho, o agir Dele mesmo, até naquilo que pode parecer estranho. No que não for mesmo da parte de Deus, mantenha posição contra! Mas, mesmo que no começo você achasse estranho, se na verdade vem do Senhor mesmo, mude a posição e deixe o Senhor operar!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 06/07/10 por e-mail.