Salmo 132

01/07/2010

 

1 Lembra-te, Senhor, a bem de Davi, de todas as suas aflições;
2 como jurou ao Senhor, e fez voto ao Poderoso de Jacó, dizendo:
3 Não entrarei na casa em que habito, nem subirei ao leito em que durmo;
4 não darei sono aos meus olhos, nem adormecimento às minhas pálpebras,
5 até que eu ache um lugar para o Senhor, uma morada para o Poderoso de Jacó.
6 Eis que ouvimos falar dela em Efrata e a achamos no campo de Jaar.
7 Entremos nos seus tabernáculos; prostremo-nos ante o escabelo de seus pés.
8 Levanta-te, Senhor, entra no lugar do teu repouso, tu e a arca da tua força.
9 Vistam-se os teus sacerdotes de justiça e exultem de júbilo os teus santos.
10 Por amor de Davi, teu servo, não rejeites a face do teu ungido.
11 O Senhor jurou a Davi com verdade e não se desviará: Do fruto das tuas entranhas porei sobre o teu trono.
12 Se os teus filhos guardarem o meu pacto, e os meus testemunhos, que eu lhes hei de ensinar, também os seus filhos se assentarão perpetuamente no teu trono.
13 Porque o Senhor escolheu a Sião; desejou-a para sua habitação, dizendo:
14 Este é o lugar do meu repouso para sempre; aqui habitarei, pois o tenho desejado.
15 Abençoarei abundantemente o seu mantimento; fartarei de pão os seus necessitados.
16 Vestirei de salvação os seus sacerdotes; e de júbilo os seus santos exultarão.
17 Ali farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o meu ungido.
18 Vestirei de confusão os seus inimigos; mas sobre ele resplandecerá a sua coroa.

Os salmos de 120 até 134 são conhecidos como "cântico dos degraus" ou "cântico de romagem" (depende da tradução da Bíblia que você utilize). Todos tratam de vários assuntos da religiosidade, de forma rápida, para auxiliar na memorização, possivelmente. Seria uma espécie de "livro menor", "resumo", com os detalhes importantes, para que fossem facilmente lembrados. Ou ainda um "hinário", "cancioneiro", "livro com canções", pois entende-se que eram realmente cantados, principalmente quando o povo ia de caminho para Jerusalém, para o sacrifício ou festas. E durante a caminhada, continuavam "estudando" e meditando na Palavra através dessas porções. Também poderiam ser utilizados durante os afazeres diários, com a mesma disposição.

Este é o maior dentre os salmos desta sequência do 120 ao 134. Trata de assuntos como a aliança do Senhor com Davi, o tabernáculo e o trono. Pensando nesses temas, podemos até levar ao extremo do pensamento e chegar ao entendimento da esperança messiânica. Claro que de forma interpretativa, não de forma direta, no caso da esperança messiânica, a não ser no pensamento do v. 11.

Trazer na lembrança a aliança é muito importante, tanto para reafirmar a fé, como para lembrar e para declarar que confia no Senhor para agir daquela forma. Para que ficar lembrando de uma aliança se não acredita nela? Ainda mais declarando com fé! Não é uma reclamação, é uma afirmação de fé. Da mesma forma, ainda que como foi para com este salmo, ainda que demore muitos anos, que pareça estranho, difícil ou até mesmo impossível, confie nas promessas do Senhor para sua vida. Não reclame o direito por aquilo que o Senhor não prometeu a você. Mas tenha certeza que todas as promessas do Senhor se cumprirão em sua vida. Busque o desejo do Senhor e Ele mesmo irá direcionar os seus pensamentos e desejos para que você queira sempre o melhor Dele para você. Não espere os desejos do seu coração sem a aprovação do Senhor. Mas aquilo que vem do Senhor, isso irá se cumprir em sua vida. Um coração que busca a vontade do Senhor não vai querer apenas desejos próprios e talvez até ruins! Vai querer o melhor do Senhor e aí, vai ter o cumprimento da parte Dele!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 01/07/10 por e-mail.