Somos chamados para deixar de lado a ansiedade

16/06/2010

 

Lucas 12.22-34

22 E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir.
23 Pois a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que o vestuário.
24 Considerai os corvos, que não semeiam nem ceifam; não têm despensa nem celeiro; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais não valeis vós do que as aves!
25 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
26 Porquanto, se não podeis fazer nem as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?
27 Considerai os lírios, como crescem; não trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.
28 Se, pois, Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais vós, homens de pouca fé?
29 Não procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis preocupados.
30 Porque a todas estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso Pai sabe que precisais delas.
31 Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.
32 Não temas, ó pequeno rebanho! Porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino.
33 Vendei o que possuís e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que jamais acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói.
34 Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.


Muitas vezes nos preocupamos com as coisas. Mas a Palavra deixa claro que não devemos nos preocupar. Precisamos confiar no Senhor. Isso não quer dizer ficar deitado esperando a "banda passar"! Temos que ir atrás das realizações, mas daquilo que o Senhor mesmo nos dá. Não quer dizer que não ficaremos assustados em alguns momentos com alguma situação. Mas precisamos confiar na solução do Senhor

É claro que quando a dispensa está vazia e o filho pede comida, é terrível! Imagino apenas e espero não viver isso. Mas há relatos de pessoas que estavam no limite de tudo e não havia mais o que fazer. E o Senhor providenciou algo, de forma sobrenatural.

Não dá para ficar alheio aos problemas quando eles estão diante de nós. Até mesmo o primeiro ímpeto em direção a uma preocupação é algo que não temos como evitar diante dos acontecimentos. Mas permanecer nisso, é opção nossa! Se Deus diz que não devemos nos preocupar, podemos escolher: confiar ou não!

É claro que pode acontecer algo de forma sobrenatural, mas também pode ser necessário você agir. Busque no Senhor o certo para o seu caso. E se for para esperar, espere! Mas não espere quando for para agir! Deixe o Espírito Santo falar com você e agir em você e por você. Mas tome a atitude de buscar ao Senhor e confiar! Não fique sem atitude. Sua atitude é buscar ao Senhor e a partir disso, saber o que deve fazer: esperar ou agir. E colocar em prática o que deve ser para o seu caso!


Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 16/06/10 por e-mail.