Salmo 129

10/06/2010

 

1 Gravemente me angustiaram desde a minha mocidade, diga agora Israel;
2 gravemente me angustiaram desde a minha mocidade, todavia não prevaleceram contra mim.
3 Os lavradores araram sobre as minhas costas; compridos fizeram os seus sulcos.
4 O Senhor é justo; ele corta as cordas dos ímpios.
5 Sejam envergonhados e repelidos para trás todos os que odeiam a Sião.
6 Sejam como a erva dos telhados, que seca antes de florescer;
7 com a qual o segador não enche a mão, nem o regaço o que ata os feixes;
8 nem dizem os que passam: A bênção do Senhor seja sobre vós; nós vos abençoamos em nome do Senhor.

Os salmos de 120 até 134 são conhecidos como "cântico dos degraus" ou "cântico de romagem" (depende da tradução da Bíblia que você utilize). Todos tratam de vários assuntos da religiosidade, de forma rápida, para auxiliar na memorização, possivelmente. Seria uma espécie de "livro menor", "resumo", com os detalhes importantes, para que fossem facilmente lembrados. Ou ainda um "hinário", "cancioneiro", "livro com canções", pois entende-se que eram realmente cantados, principalmente quando o povo ia de caminho para Jerusalém, para o sacrifício ou festas. E durante a caminhada, continuavam "estudando" e meditando na Palavra através dessas porções. Também poderiam ser utilizados durante os afazeres diários, com a mesma disposição.

O salmo 129 fala sobre uma derrota: daqueles que perseguem o povo de Deus! Ser como erva no telhado, que seca antes de florescer. Não tem serventia! E como esta, aqueles que perseguem o povo de Deus são comparados. Ainda que parece que é algo, não vai prosperar. Nos dias que vivemos, parece mesmo que será próspera a atuação dos ímpios. Parece que quem vai contra a Vontade do Senhor tem mais chances e "aproveita mais a vida", até mesmo indo contra quem serve ao Senhor. Mas não é bem assim, afinal o que vemos pode parecer bom, mas só quem vive mesmo sabe como são seus dias...

No caso do texto, fala de Israel. Mas podemos claramente transportar para a nossa vida nos dias de hoje. É necessário seguir a vontade do Senhor para poder usufruir de Seu cuidado, claro! Mas as coisas que parecem complicadas não são nada! É chato e difícil enfrentar, mas sem o Senhor é mais complicado ainda, pode ter certeza. porque o cuidado do Senhor nos dá força, direção, auxílio e ainda cuida de nós em todas as coisas. Sem Ele, enfrentamos o problema sem a força do Senhor, sem a direção e longe de conseguir ver e viver a solução que Ele tem! Sigamos a vontade do Senhor e possamos, como povo de Deus, experimentar o melhor do Senhor para nós!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 10/06/10 por e-mail.