Ministrando ao Senhor - O ponto de partida

10/05/2010

 

1 Coríntios 13

1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine.
2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
3 E ainda que distribuísse todos os meus bens para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.
4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,
5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;
6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
9 porque, em parte conhecemos, e em parte profetizamos;
10 mas, quando vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.
11 Quando eu era menino, pensava como menino; mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
12 Porque agora vemos como por espelho, em enigma, mas, então, veremos face a face; agora conheço em parte, mas, então, conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido.
13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor.

Falamos sempre muito sobre louvor e adoração, ouvimos muitas pessoas falando sobre isso também. Agora, o que surge primeiro no coração do cristão? A adoração ou o louvor?

Nenhum dos dois. O que deve surgir primeiro no coração da pessoa que se dispõe a estar na presença de Deus é o AMOR. Para qualquer atitude na vida, vivendo de acordo com a vontade do Senhor, esse é o ponto de partida! Não apenas quando fazemos algo na igreja ou em um trabalho que esteja ligado com atividades na ou da igreja. Para viver de acordo com a vontade do Senhor, em qualquer esfera de sua vida, e conseguir dar testemunho em qualquer coisa que você faça, o ponto de partida é o AMOR.

Isso porque só adora quem conhece, e só louva quem reconhece os feitos. Para que possamos conhecer e reconhecer, precisamos primeiro ter comunhão, estar juntos, buscar a presença do Senhor, que é o alvo do louvor e da adoração.

Jesus já nos mostrou que para conhecer a Deus é preciso conhecê-lO primeiro:

"Replicou-lhe Filipe: Senhor, mostra-nos o Pai, e isso nos basta. Disse-lhe Jesus: Filipe, há tanto tempo estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: Mostra-nos o Pai?" - João 14.8s.

Como acontece isso hoje? Quem nos mostra Jesus e Deus é o Espírito Santo:

"mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito" - João 14.26

Não podemos conhecer Deus sem conhecer Jesus, e não é possível para nós conhecermos Jesus e Deus sem conhecer o Espírito Santo, estar cheio do Espírito Santo de Deus. É Ele quem nos dirige os passos, nos mostra o caminho e revela Deus a nós.

Assim para ser Adorador, é preciso conhecer aquelE que receberá a nossa adoração, partido do AMOR, da vontade de buscar, de fazer isso com total desprendimento, disposto e disponível para o agir do Senhor. E para conhecer, é preciso ser cheio do Espírito Santo, assunto da próxima semana, se assim nos permitir o Senhor.

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

 

Esta meditação foi enviada em 10/05/10 por e-mail.