Somos chamados para observar, conhecer e anunciar

28/04/2010

 

Habacuque 2.1-3

1 Sobre a minha torre de vigia me colocarei e sobre a fortaleza me apresentarei e vigiarei, para ver o que me dirá, e que resposta eu terei no tocante a minha queixa.
2 Então, o Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-se bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo.
3 Pois a visão é ainda para o tempo determinado, mas até o fim falará e não mentirá. Ainda que se demore, espera-o; porque certamente virá, não tardará.


Observar: O profeta deixa claro que vai se colocar numa torre de vigia. Quando alguém está nessa posição, precisa estar atento e observar o movimento, as coisas que acontecem, cada situação que cerca. Tem que ser um bom observador para distinguir o mais rapidamente possível algo que seja importante.

Conhecer: Ao observar, temos a chance de conhecer as coisas. Nesse momento, conhecendo ou reconhecendo, temos que entender a informação para que, caso seja necessário e importante, passar para frente, alertar outras pessoas. Observar e conhecer, então, passa a ser interligado, pois quando observamos com atenção, passaremos a conhecer algumas coisas, a reconhecer outras. Sempre será importante observar bem para conhecer ou reconhecer algo.

Anunciar: Sei que há coisas que vamos observar e conhecer que serão para a nossa vida, algo que devemos fazer especificamente para o nosso viver. Mas há muitas situações onde observamos e conhecemos algo que nos é dado a responsabilidade de anunciar. Aquele que estava na Torre de Vigia dava o alerta diante de alguma observação e conhecimento de alguma situação complicada. Logo, como foi no caso do profeta, há momentos que teremos que anunciar o que nos foi dado a conhecer pelo Senhor. Pode ser que nem mesmo estejamos na torre de vigia e mesmo assim, o Senhor nos mostre algo. Mas especificamente com base no texto desta meditação, que possamos nos colocar na Torre de Vigia (parar um tempo para buscar ao Senhor) e observar as coisas que acontecem ao nosso redor (olhar o mundo, as notícias, as pessoas), conhecer ou reconhecer algo errado ou uma revelação da parte do Senhor e anunciemos o que nos for dado a anunciar, em o Nome do Senhor!


Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 28/04/10 por e-mail.