Somos chamados para ter segurança

21/04/2010

 

Naum 1.7

7 O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia; e conhece os que nele confiam.

Primeiro ponto para definir que somos chamados para ter segurança: O SENHOR É BOM. A bondade do Senhor nos dá a segurança necessária para aguardamos sempre o melhor da parte Dele em nossa vida. Nada nos atingirá se não for para manifestar a bondade do Senhor. Viveremos, quando buscarmos a vontade do Senhor para nós, com a segurança de quem pode confiar no cuidado do Senhor em cada momento. Mas volto a insistir em um ponto de meditações anteriores: buscar a vontade do Senhor vai além de fazer o que é tido como certo socialmente! Nem sempre o que pode ser tido como certo é a vontade do Senhor para nós, especificamente. Afinal, ser pastor nunca será tido como errado, mas pode não ser o chamado para determinada pessoa. Logo, temos que ter "sintonia fina" com o Senhor para discernir o certo e o melhor para nossa vida e viver a vontade do Senhor em tudo! Ser médico, nunca será tido como errado do ponto de vista social, mas Deus pode ter outros planos para sua vida! Viva os planos de Deus e tenha segurança que a bondade do Senhor se revelará em todos os momentos de sua vida.

Segundo ponto para definir que somos chamados para ter segurança: O SENHOR É UMA FORTALEZA NO DIA DA ANGÚSTIA. Isso nos mostra que algumas vezes passaremos por dificuldades. Quem pensa que a vida de um crente fiel é um mar de rosas, tem toda razão! Afinal, as rosas também apresentam seus espinhos! Há momentos que, mesmo sem erro ou pecado, passamos por angústia. Nesses momentos, podemos confiar no Senhor e ter segurança para seguir. A dificuldade é parte integrante da vida, mas só quem confia no Senhor pode ter uma paz em seu coração, mesmo no meio da dificuldade, que estará além da capacidade de compreensão humana. As pessoas saberão de sua dificuldade, talvez em algum momento você tenha mesmo que chorar a inquietação, mas sua disposição não pode parar na dificuldade. A fortaleza que é o Senhor nos ajuda a enfrentar essa dificuldade. As vezes, o livramento nem deixa que entremos na dificuldade. Mas há momentos que passaremos por ela. Enfrentaremos o dia da angústia, o dia mal. Mas nesse dia, podemos confiar no cuidado do Senhor, nos dando força para enfrentar. Não negamos o problema, mas não deixamos que ele nos derrube! Fé não é negar o problema, mas confiar e viver de acordo com a confiança do cuidado do Senhor. Não por mero "pensamento positivo", mas por sentir esse cuidado!

Terceiro ponto para definir que somos chamados para ter segurança: O SENHOR CONHECE QUEM NELE CONFIA. Ele olha pra você, sabe como você pensa as coisas, faz, age, mesmo quando ninguém consegue ver. Ainda que as pessoas pensem algo errado sobre você, o Senhor sabe a verdade! Agora, o contrário é igualmente verdadeiro: ainda que pensem que está tudo em ordem em sua vida, o Senhor sabe se está mesmo! Assim, confiando no cuidado do Senhor, na certeza que Ele conhece você, viva o certo da parte de Deus para você. As pessoas ao redor não conseguem discernir o coração, mas o Senhor consegue! Ainda que digam absurdos sobre você, e isso traga chateação, tenha certeza que o Senhor conhece você. Então, viva de acordo com a vontade Dele e deixe Ele mesmo cuidar de tudo!


Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 21/04/10 por e-mail.