Quando obedecemos ao Senhor, as coisas acontecem...

13/04/2010


Atos dos Apóstolos 8.26-40

26 Mas um anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai em direção do sul pelo caminho que desce de Jerusalém a Gaza, o qual está deserto.
27 E levantou-se e foi; e eis que um etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adorar,
28 regressava e, sentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
29 Disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.
30 E correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes, porventura, o que estás lendo?
31 Ele respondeu: Pois como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se sentasse.
32 Ora, a passagem da Escritura que estava lendo era esta: Foi levado como a ovelha ao matadouro, e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim ele não abre a sua boca.
33 Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.
34 Respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?
35 Então, Filipe tomou a palavra e, começando por esta escritura, anunciou-lhe a Jesus.
36 E indo eles caminhando, chegaram a um lugar onde havia água, e disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?
37 [E disse Felipe: é lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.]
38 Então, mandou parar o carro e desceram ambos à água, tanto Filipe como o eunuco, e Filipe o batizou.
39 Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe e não o viu mais o eunuco, que jubiloso seguia o seu caminho.
40 Mas Filipe achou-se em Azoto e, indo passando, evangelizava todas as cidades, até que chegou a Cesaréia.


Sempre que lemos que um anjo do Senhor falou, podemos interpretar de duas formas: um ser celestial, que veio e trouxe uma informação da parte de Deus para aquela pessoa que deveria receber o recado; ou que Deus usou alguém para dar esse recado, um ser humano, que é reconhecido como anjo quer por sua condição diferenciada no convívio social, quer por ter sido alguém que falou algo que foi muito bom e realmente confirmou a vontade do Senhor. Não temos como definir se foi um ser angelical ou um ser humano, mas sabemos que o recado da parte do Senhor foi dado. E quando a vontade do Senhor nos é revelada, já que buscamos pela manifestação do Senhor e de Sua vontade, temos que obedecer. Foi o que Filipe fez! Obedeceu ao Senhor. E a orientação era apenas a de ir para um determinado lugar.

Ao obedecer ao Senhor, Filipe encontrou uma pessoa que está lendo um trecho de Isaías e tem a chance de conversar com essa pessoa. Ao obedecer ao Senhor é que Filipe fica sabendo o que ele foi fazer naquele lugar! Algumas vezes, passamos por situações assim, pode ter certeza. Tem gente que espera mil e uma confirmações, mas pode acontecer simplesmente de ouvirmos do Senhor: vá para tal lugar. Não devemos parar para perguntar "fazer o que", "como", "com quem", nada disso. Se a ordem for "vá", apenas vá. Certa vez eu estava numa igreja (ainda seminarista) e durante o momento de louvor fiquei incomodado e tive que ir para o fundo da comunidade. Só senti que tinha que ir para o fundo e antes que sentisse o ímpeto de perguntar "fazer o que?", eu fui! Uma pessoa se aproximou de mim e falou algo. Era para interceder por alguma situação. Perguntei se era esse o motivo. Ouvi claramente "fique aí". Esperei mais um pouco, outra pessoa se aproximou, me entregou algo e aí sim eu ouvi que podia voltar para o lugar onde eu estava "sentado" (aquele era um momento de louvor e a igreja estava em pé, apenas voltei par ao lugar que eu estava). Parece uma grande bobagem, mas serve como exemplo de que quando ouvimos que temos que ir, devemos ir como Filipe, mesmo sem saber mais detalhes. Quando obedecemos, as coisas acontecem.

Claro que não será sempre assim! Já vivi outras situações onde recebi detalhes os mais variados antes de fazer algo que o Senhor dava a orientação para fazer. Mas não é o caso desta meditação de hoje. O que temos aqui é aquele caso onde apenas recebemos uma orientação, mesmo sem muitos detalhes, que temos que ter a certeza que vem do Senhor e obedecer. No tempo certo o Senhor nos dará o entendimento completo. Pode acontecer de você entender apenas depois de realizar! Mas tenha intimidade com o Senhor para entender o que você deve fazer e saber que a orientação vem Dele. Aí, apenas obedeça e deixe Ele agir em você e através de você.

Filipe teve a chance de pregar, anunciar o Evangelho. Depois, o novo convertido quer ser batizado e é Filipe quem o faz. Depois desse ato, o Eunuco sai feliz da vida, segue seu caminho, mas não vê mais Filipe, que é levado pelo Espírito do Senhor para outro lugar, onde continua realizando a obra. Muitos pensam que Filipe é levado de forma sobrenatural ao deserto, mas o que acontece é que ele recebe a orientação do que tem que fazer. E faz! Depois de realizar o trabalho ali é que de forma milagrosa Filipe vai para outro lugar. Para ver as coisas do Senhor acontecendo, temos que ter disposição para realizar o querer do Senhor. Muitas vezes, pode acontecer de forma milagrosa e temos que ter discernimento se realmente vem do Senhor, claro. Mas há outras situações que não devemos esperar! Temos que agir, seguindo a orientação do Senhor. Não é fazer qualquer coisa esperando o milagre! É fazer a vontade do Senhor e crer que o milagre vai acontecer. Por isso, temos que ter a "sintonia fina" na busca do Senhor, para entender a Sua vontade, se devemos esperar algo ou se, como Filipe, devemos agir e ir na direção da vontade do Senhor, com "nossas próprias pernas". Busque ao Senhor, esteja pronto para agir de acordo com o querer Dele e saiba: quando você obedecer ao Senhor, coisas maravilhosas vão acontecer. Verdadeiros milagres, tenha certeza disso!

Forte abraço.
Em Cristo,
Ricardo, pastor

Esta meditação foi enviada em 13/04/10 por e-mail.